Polícia Federal deflagra a maior operação de combate à pedofilia já realizada no Brasil

Crime hediondo – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a maior operação de combate à pedofilia já realizada no País. A Operação Glasnost expediu cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva. A ação, que conta com a participação de 400 policiais federais, ocorre em onze estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Cerca de 400 policiais federais participam da operação.

Entre os alvos da operação há pessoas de todas as idades e profissões, incluindo um policial militar, um oficial da Aeronáutica, vários professores e um chefe de grupo de escoteiros. Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, além de enviarem enviavam o material para seus contatos no Brasil e no exterior.

A investigação durou dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Em todos os casos em que foram identificados abusadores, providências imediatas foram tomadas a fim de que os abusos cessassem.

De acordo com a PF, além dos alvos da Operação Glasnost, mais de 200 suspeitos continuam sob investigação, entre os quais três abusadores sexuais. Um deles abusava sexualmente da própria filha, de apenas 5 anos de idade, e compartilhava as imagens dos abusos na rede mundial de computadores com outros pedófilos ao redor do mundo.

A equipe de policiais envolvidos na Operação Glasnost também identificou brasileiros residentes nos Estados Unidos que fazem parte da rede de pedófilos, os quais estão sendo investigados com a colaboração da Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI). O resultado final da operação, incluindo o número de pessoas presas em flagrante durante o cumprimento das medidas, deverá ser divulgado ainda nesta terça-feira pela PF. (Com informações da Agência Brasil)