Laudo médico aponta que saúde de José Genoino não exige cumprimento de pena em prisão domiciliar

jose_genoino_25Barulho de sobra – Os brasileiros que se preparem, pois a chiadeira petista a partir de agora será ruidosa e enorme. Isso porque os cinco médicos escalados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, para avaliar o estado de saúde de José Genoino concluíram que o ex-presidente do PT não precisa cumprir pena em regime domiciliar.

Os cardiologistas que avaliaram Genoino no último final de semana chegaram à conclusão que o petista é “portador de cardiopatia que não se caracteriza como grave”, o que significa que o mensaleiro deve voltar para o Complexo Penitenciário da Papuda.

Sofrendo de hipertensão há pelo menos trinta anos, José Genoino foi levado às pressas para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal após sentir-se mal no estabelecimento carcerário onde cumpre pena de prisão em regime semiaberto por corrupção ativa

Recentemente, o ex-presidente do PT submeteu-se a cirurgia cardíaca, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para corrigir uma dissecção na aorta, mas, segundo os médicos, não é razão para que a pena que lhe foi imposta pelo STF seja cumprida em prisão domiciliar.

“Passado o período crítico pós-operatório, naturalmente que se faz necessário seguimento ambulatorial periódico pós-cirúrgico de pouca frequência anual para a verificação evolutiva do quadro clínico-cirúrgico, como de hábito, não sendo imprescindível, para tanto, a permanência domiciliar fixa do paciente acometido”, destaca o laudo médico assinado por cinco cardiologistas, que não discordaram em relação a qualquer ponto do resultado da avaliação.

“O conceito de cardiopatia grave não se aplica no presente caso”, conclui o laudo. Para os cardiologistas, embora José Genoino não precise necessariamente de prisão domiciliar, ele deve manter a pressão arterial controlada por meio de medicamentos e deve seguir dieta balanceada com pouco sal, além de respeitar restrições de atividade física pesada e de situações de estresse.

“O exame clínico geral e especializado realizado pela junta médica demonstrou um paciente (…) em bom estado geral, cônscio, comunicativo, levemente ansioso, mas tranquilo em sua comunicação (…) e com expressão de cansaço ao falar”, traz trecho do laudo. No exame de tórax do deputado licenciado, os cardiologistas concluíram que a área cardíaca estava “normal”. De acordo com os médicos, após cirurgia Genoino apresenta “excelente condição clínica atual, sem expectativa em qualquer prazo futuro de eventual insucesso cirúrgico ou complicação”.

O laudo médico sobre a situação de saúde de José Genoino é um balde de água fria nas pretensões do PT, que vinha operando nos bastidores para que a Câmara dos Deputados concedesse ao parlamentar aposentadoria por invalidez, antes de a perda do mandato, imposta pelo STF, chegar ao plenário da Casa.

Com a possibilidade de a PEC do Voto Aberto ser aprovada nas próximas horas no Senado Federal, tornam-se diminutas as chances da manutenção do mandato parlamentar de Genoino. De igual modo, qualquer decisão favorável à aposentadoria do petista colocará em conflito as avaliações feitas pelos cardiologistas indicados pelo Supremo e pelos médicos escolhidos pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que ignorou a necessidade de obter autorização da Justiça para a realização do exame.