Senado italiano cassa o mandato parlamentar do bufão Silvio Berlusconi

silvio_berlusconi_07De volta pra casa – O Senado da Itália cassou nesta quarta-feira (27) o mandato de senador de Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro e condenado à prisão por fraude fiscal. O Supremo Tribunal italiano confirmou, em 1º de agosto, a sentença de quatro anos de prisão para de Berlusconi, que responde a quatro processos na Justiça.

Berlusconi rejeita as denúncias e diz que os magistrados italianos, que o acusam de crimes como fraude fiscal e relações sexuais com uma menor, estão a serviço da oposição de esquerda. O agora ex-senador insiste em afirmar que suas pendengas judiciais fazem parte de um “golpe de Estado”, cujo objetivo é eliminar da vida pública o principal líder do bloco conservador italiano.

“Todos os que sabem o que está acontecendo e estão preocupados sairão hoje, não tanto para me defender, mas porque prezam o futuro do país e nossa liberdade”, declarou Berlusconi na noite de terça-feira durante um talk show transmitido por um dos três canais de televisão dos quais é dono. “A manifestação… é apenas o começo.”

A perda do mandato parlamentar é o mais recente golpe sofrido neste ano pelo fanfarrão Berlusconi, bem sucedido empresário do setor de comunicação e dono do Milan. Recentemente, o seu partido enfrentou uma rumorosa cizânia, resultado dos imbróglios judiciais de Silvio Berlusconi, que perdeu força e espaço na política.

O bilionário italiano, conhecido pela coleção de escândalos, perde não apenas um posto parlamentar pela primeira vez desde 1994, mas também o mais importante de seus cargos públicos. Na esteira da decisão, Berlusconi perde sua imunidade legal e fica impedido de ocupar qualquer outro posto político por seis anos. (Com agências internacionais)