Filho de José Alencar pode repetir o pai e ser o catalisador de recursos do PT na corrida ao Planalto

josue_gomesdasilva_01Caixa forte – Nos bastidores de Brasília são cada vez maiores as especulações sobre uma eventual troca do candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, que buscará a reeleição em 2014. A ideia, ainda em gestação, é substituir o atual vice-presidente, Michel Temer, por Josué Gomes da Silva, empresário peso-pesado do setor têxtil. Filho do falecido José Alencar, vice de Lula nos dois mandatos, Josué por enquanto está cotado para substituir o petista Fernando Pimentel no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Pré-candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Pimentel pode desistir de concorrer ao Executivo mineiro, uma vez que o PMDB articula candidatura própria. O ministro, que foi companheiro de armas da presidente Dilma Rousseff, contava com o PMDB para bater chapa nas Gerais e abocanhar o tempo de televisão do partido que no âmbito federal é o maior da base aliada. Esse eventual voo solo do PMDB em Minas desapontou os palacianos, já que a presidente entregou a pasta da Agricultura ao mineiro Antonio Andrade, deputado federal licenciado.

Confirmada a desistência de Fernando Pimentel, o petista continuará como ministro, enquanto o PMDB mineiro terá um problema interno para resolver, pois são pelo menos três os pré-candidatos da legenda à sucessão do tucano Antonio Anastasia: o atual ministro Antonio Andrade (Agricultura), o senador Clésio Andrade e o próprio Josué Gomes da Silva.

No contraponto, que deve enfrentar problemas é o PT palaciano. A cúpula do PMDB já avisou à presidente Dilma e ao lobista Lula que no caso de Michel Temer ser rifado, a legenda adotará postura radical no Congresso Nacional a partir de fevereiro de 2014, quando o parlamento retomará os trabalhos após o recesso. Como a presidente precisa aprovar matérias que darão sustentação à sua campanha pela reeleição, a queda de braços promete ser grande.

A grande questão que tem levado os petistas a reuniões constantes é que Josué poderá ser transformado no coringa do PT na disputa presidencial. Com bom trânsito nas altas esferas do empresariado nacional, Gomes da Silva está sendo visto pelos petistas como a senha para o partido conseguir angariar recursos em volume compatível com a necessidade da campanha de Dilma, que promete ser milionária. Josué desempenharia na campanha de Dilma o mesmo papel que o pai teve nas duas investidas vitoriosas de Lula. Fez a interface com os donos do dinheiro.

O ex-presidente Lula tem se reunido com empresários, de quem tem ouvido um cipoal de reclamações sobre Dilma Rousseff e seu jeito nada simpático de lidar com os apoiadores do governo. Por enquanto os empresários estão mantendo a formalidade, mas o alcaguete-lobista já percebeu que arrumar dinheiro por vias legais para a campanha da sua sucessora será tarefa árdua.