Dilma aplica um drible no lobista Lula e decide reequipar a FAB com caça sueco que ainda está no papel

gripen_11Desatando o nó – Quando assumiu o principal gabinete do Palácio do Planalto, em janeiro de 2010, a presidente Dilma Rousseff ordenou a imediata paralisação das negociações para a compra de caças supersônicos, previsto no programa FX-2, criado para reaparelhar a Força Aérea Brasileira. O FX-2 e todos os seus apêndices se arrastam há aproximadamente dezoito anos, tendo envolvido na disputa pela preferência do governo brasileiro três gigantes do setor da aviação militar. A norte-americana Boeing, com o modelo F-18 Super Hornet; a francesa Dassault, com o polêmico Rafale; e a sueca Saab, com o imaginário Gripen NG.

A presidente sentiu cheiro de fumaça na bilionária negociação, que anos antes foi dada como certa e finalizada por seu sucessor, Lula, que garantiu o negócio ao lado do então presidente da França, Nicolas Sarkozy. Na sequência surgiu Nelson Jobim, à época ministro da Defesa, para não apenas defender a compra dos Rafale, mas também para externar uma bisonha paixão pela Dassault, que o levou à França, onde participou da famosa feira de Le Boruget, dedicada ao setor de aviação.

Pois bem, Dilma deu um drible nos protagonistas do negócio, que a partir de agora terão de se explicar com os franceses, que torraram muito dinheiro com a usina de promessas e desmentidos. Isso porque por volta das17 horas desta quarta-feira (18) o ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciará que o modelo escolhido pelo governo para reequipar a FAB é o sueco Gripen NG.

O Gripen NG (Next Generation) não é um avião militar, mas um projeto de caça supersônico que ainda se encontra nas pranchetas da Saab. O Gripen NG foi desde o início das negociações o preferido pelos oficiais da Aeronáutica, mas é preciso lembrar que nem mesmo um protótipo do caça existe para ser pelo menos visto.

Como em tudo o que ocorre no âmbito do poder público é uma caixa de surpresas, que muitas vezes é de Pandora, um dos lobistas do Gripen NG no Brasil foi o petista Luiz Marinho, atual prefeito de São Bernardo do Campo, berço do sindicalismo nacional. Marinho, que é muito próximo de Lula, certa vez viajou à Suécia e se deixou fotografar, com direito a uniforme de aviador, ao lado de um caça supersônico da Saab. O pior ficou por conta da declaração do ex-sindicalista, que garantiu ter voado em um Gripen NG. Como se trata de um projeto, Marinho agora já sabe como decolar a partir da prancheta do projetista.

Em suma, nessa história tem boi na linha. Com o detalhe de que o boi é voador. Sem contar as muitas vacas que foram parar no brejo por causa da precipitação de Lula, Jobim e camarilha.