Morre em São Paulo, aos 59 anos, o senador tocantinense João Batista Ribeiro, do Partido da República

joao_batista_02Minuto de silêncio – Morreu em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (18), o senador João Batista Ribeiro (PR-TO). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, desde 16 de novembro e faleceu após complicações pulmonares. Ribeiro submeteu-se há meses a transplante de medula óssea na tentativa de curar um tipo raro de leucemia.

O estado de saúde de João Ribeiro agravou-se no último dia 26 de novembro, quando os médicos decidiram transferi-lo para a Unidade de Terapia Intensiva do hospital, onde permaneceu internado até esta quarta-feira.

Por conta do complexo tratamento, o senador licenciou-se do cargo em fevereiro deste ano. Em agosto ele reassumiu o mandato parlamentar João Ribeiro era um dos políticos mais influentes do Tocantins e eventual pré-candidato ao governo estadual, em 2014.

Natural de Campo Alegre de Goiás, João Batista de Jesus Ribeiro tinha 59 anos. Casado, deixa sete filhos, entre eles a deputada estadual Luana Ribeiro (PT-TO).

João Ribeiro estreou na carreira política como vereador em Araguaína, em 1982. Anos mais tarde foi eleito deputado estadual por Goiás e, na sequência, prefeito de Araguaína. Em 1994, concorreu à Câmara dos Deputados pelo estado do Tocantins, conquistando a reeleição quatro anos depois. Em 2003 chegou ao Senado Federal, sendo reeleito em 2010. Seu mandato termina em janeiro de 2019.