Especialistas admitem que o alemão Michael Schumacher “pode ficar em coma para sempre”

michael_schumacher_11Tristeza sem limites – O que muitos sabiam ser possível, mas não queriam admitir, começa a ganhar o contorno da realidade. Heptacampeão da Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher pode permanecer em coma irreversível, ou seja, em estado vegetativo.

De acordo com a revista “Focus”, especialistas afirmam que Schumacher “pode ficar em coma para sempre”. O que, se confirmado, será uma tragédia para o mundo do esporte, pois Michael Schumacher, além de simpático, é um exemplo de determinação e competência.

O jornal Bild, por sua vez, informa que por enquanto não existem há planos para despertá-lo diante da gravidade do caso decorrente do acidente ocorrido em 29 de dezembro passado, na estação de esqui de Méribel, nos Alpes franceses. Contudo, as informações do Bild ainda não foram confirmadas, pois os médicos que cuidam do ex-piloto não divulgam boletins diariamente. O britânico “Daily Mail” é mais frio e realista ao analisar os fatos e afirma que “o silêncio de seus agentes e da equipe médica que o trata em Grénoble leva muitos a temer pelo pior”.

Em situações de coma, a oxigenação cerebral é reduzida, mas pacientes nessas condições costumam ser despertados em até duas semanas. Porém, a recuperação de Michael Schumacher não atingiu um patamar que permitisse acordá-lo do coma. Tal situação tem levado a muitas teorias, entre as quais a hipótese de que o cérebro de Schumacher estaria gravemente comprometido.

“Pode ter havido complicações”, disse o neurocirurgião Andreas Zieger, da Clínica Universitária de Oldenburg (Alemanha), à revista Focus. “Não deveríamos especular aqui. Estamos falando aqui de vida e morte. Um coma pode, em tese, ser mantido por toda uma vida. Isso não danificaria o cérebro humano”, completou.