Apenas 20% dos veículos roubados em SP são recuperados; pró-rata do IPVA é devido aos proprietários

roubo_veiculo_03Fingindo de morto – A imprensa brasileira continua preguiçosa e interpretando os fatos de maneira pontual, sem qualquer análise mais ampla e detalhada. Do contrário, esse comodismo pode ser de encomenda. Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo apontam que apenas 40% dos veículos roubados ou furtados na capital paulista são recuperados. Ou seja, a cada cinco veículos levados pelos ladrões, apenas dois são localizados pela polícia.

Não se trata de ignorar a importância da divulgação de tais dados por parte da imprensa, mas é preciso levar ao cidadão a informação de maneira detalhada, mostrando as razões do aumento desse tipo de crime. Em 2013, 99.206 veículos foram roubados ou furtados na cidade de São Paulo, o maior índice desde 2005. Em relação a 2012, houve um aumento de 14% nessa modalidade de crime. No contraponto, no ano passado a polícia recuperou 39.692 carros roubados ou furtados.

Como sempre afirma o ucho.info, governar um país não é algo tão fácil e simples como administrar um boteco de esquina. É preciso planejamento amplo e minucioso para se governar um país como o Brasil, com extensão territorial e problemas na mesma proporção.

Antes de incentivar a compra de veículos novos por meio da redução temporária do IPI, o governo federal deveria ter se preocupado com todos os setores que envolvem a seara automobilística, inclusive o da ladroagem. Com o aumento da frota de veículos, por consequência aumentou a procura por peças automotivas no mercado paralelo, que é abastecido pelos desmanches, que por sua vez têm os ladrões como fornecedores.

Ao mesmo tempo cresceu substancialmente em todo o País a oferta de drogas, pois os produtores de cocaína e derivados apostaram no ilusório crescimento do poder de compra dos brasileiros. Como se sabe, veículos roubados são moeda de troca no mercado de drogas. Basta analisar a disparada na produção de pasta base de cocaína na Bolívia, que sob o manto do cocalero Evo Morales saltou de 50 toneladas para 300 toneladas anuais. E de maneira igualmente meteórica aumentaram o roubo e o furto de carros no País. E combater o ingresso de drogas no País é tarefa do governo federal, que fecha os olhos para o tema por questões ideológicas.

Seu direito

Se a imprensa indolente ou amestrada erra ao não mostrar à população o óbvio, o erro cresce ainda mais quando a omissão compromete a informação e a prestação de serviço. O proprietário de um veículo levado pelos ladrões e não encontrado pela polícia tem direito a receber do Estado um valor pró-rata do IPVA. A questão é muito simples. O Estado, como um todo, tem a obrigação constitucional de garantir aos cidadãos alguns serviços considerados básicos, entre os quais a segurança pública.

Quando uma propriedade – no caso um automóvel – deixa de existir pela incompetência do Estado ao não oferecer segurança pública de qualidade, o dono proprietário deve ser ressarcido proporcionalmente com base no IPVA. Até porque, a sigla IPVA significa Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. Como o ladrão se apodera do bem alheio, a propriedade passa a inexistir e o que foi paga a mais pro meio do IPVA deve ser devolvido a quem de direito.

Essa garantia, que deveria ser automática, até porque é uma questão de bom senso, só passou a valer porque o editor do ucho.info iniciou movimento em defesa dos proprietários de veículos que são reféns de um Estado cada vez mais incompetente e com volúpia arrecadatória. É verdade que os governantes torceram o nariz diante da nossa iniciativa, mas prevaleceu a lógica.