Varejo encerra 2013 com o pior resultado da década e expõe as mazelas do desgoverno do PT

comercio_03Sem saída – A economia brasileira continua cambaleante, mas os palacianos preferem ignorar a realidade e manter a soberba, como se cada integrante do governo fosse um herdeiro de Aladim, o folclórico gênio da lâmpada maravilhosa.

Depois do péssimo desempenho da indústria nacional e da alta na inadimplência, um novo dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assusta mais uma vez até mesmo aqueles têm conhecimento raso de economia. O volume de vendas do comércio varejista brasileiro recuou 0,2% em dezembro de 2013, na comparação com o mês anterior, primeira queda após nove altas seguidas.

No ano passado, o setor registrou avanço de 4,3%, desempenho aquém do ano de 2012, quando o volume de vendas cresceu 8,4%, influenciado pelo crescimento de 8,5% do segmento de hipermercados. Em 2015, o setor de hipermercados registrou crescimento, mas em ritmo indiscutivelmente menor.

Na série histórica do IBGE, o desempenho do setor varejista no ano passado é o mais baixo desde 2003, quando o instituto apontou queda de 3,7% no varejo. Esse cenário não apenas confirma o equívoco do governo de Dilma Rousseff ao definir a política econômica para o País, mas desenha um horizonte nada sombrio. Isso porque a percepção dos empresários em relação à economia cai no vácuo da queda das vendas, o que impacta no setor produtivo, que por sua vez provoca estragos na seara de empregos.

A situação no comércio varejista só não foi pior porque o governo populista do PT criou o “Minha Casa Melhor”, programa que concede a segmentos da sociedade uma linha crédito para ser usada na aquisição de eletrodomésticos. Não fosse o tal programa, o varejo estaria em pior situação. Todo esse panorama mostra que a empresária Luiz Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, errou enormemente ao criticar o jornalista Diogo Mainardi, que no programa “Manhattan Connection” insistiu no tema da inadimplência do setor. A empresária reagiu, como se fosse uma integrante do governo petista, mas os números que surgiram após a edição do programa televisivo mostraram que Mainardi está com a razão.

Há pelo menos cinco anos o ucho.info alerta para o perigo das medidas adotadas pelo Palácio do Planalto para manter a economia em movimento, mas a cúpula do governo Dilma para não ter ouvidos para a dura realidade enfrentada diariamente pelos cidadãos, que continuam custeando não apenas um grupo de incompetentes conhecidos, mas um cipoal de sandices que tem corroído o País. Como disse certa vez um famoso comunista de botequim, “nunca antes na história deste país”.