Cansada da inoperância de Roseana Sarney, peemedebista anuncia apoio a Waldir Maranhão

waldir_maranhao_14Pela culatra – Diz a sabedoria popular que o ser humano colhe aquilo que planta. Sendo assim, não há como a colheita ser de flores quando a semeadura é de espinhos. Se a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, desconhecia tal ditado, chegou a hora de despertar para a realidade.

Vivendo uma preocupante e crescente crise de credibilidade e desaprovação popular, Roseana enfrenta problemas políticos dos mais variados em seus domínios, começando pela rebelião que atinge parte do PMDB local, partido da maioria dos integrantes do grupo controlado por seu pai, o senador José Sarney, responsável maior por transformar o estado no principal reduto de miséria do País.

Não bastassem as dificuldades que pontuam a candidatura de Luís Fernando Silva, atual secretário estadual de Infraestrutura e escolhido pelo clã Sarney para concorrer ao Palácio dos Leões em outubro próximo, Roseana já administra as deserções que já espocam em todo o Maranhão. Prova dessa rebelião surgiu, há dias, com a decisão de Conceição Castro, do PMDB. Apesar de ser filiada ao mesmo partido da governadora, Conceição não contou com o apoio de Roseana, em 2012, durante a disputa pela prefeitura de São Vicente Ferrer, cidade a 280 km da capital maranhense.

Cansada dos desmandos que há muito marcam a administração de Roseana Sarney, a candidata derrotada Conceição Castro decidiu dar o troco e anunciou oficialmente apoio ao deputado federal Waldir Maranhão (PP), que nas próximas eleições buscará mais um mandato parlamentar para defender os interesses de um estado abandonado pelos donos da política local, que agem como se o Maranhão fosse uma capitania hereditária.

Sob a batuta da prefeita Maria Raimunda Araújo Sousa (PTB), que na eleição de 2012 teve o apoio do Palácio dos Leões, o município de São Vicente Ferrer é a materialização do descaso do grupo Sarney com o Maranhão. Localizado em região conhecida como Baixada Ocidental Maranhense, o município tem pouco mais de 20 mil habitantes, que não contam com rede de esgoto. A maior parte da população de São Vicente Ferrer recebe mensalmente até um salário mínimo, sendo que dois terços dos moradores da cidade são alfabetizados.

Para fazer jus ao apoio da família Sarney, Maria Raimunda está na mira do Ministério Público do Estado. Ela é acusada de adotar critérios pessoais para a contratação e exoneração de servidores, não realização de concurso público, não pagamento dos salários e a suspensão de servidores concursados sem instauração de procedimentos administrativos.

Os dados acima confirmam os resultados da pesquisa conhecida como Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), realizada a partir do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fundação João Pinheiro (FJP). No quesito de renda, o IDH-M coloca São Vicente Ferrer na 5393ª posição, entre 5.570 municípios brasileiros. Entre os 217 municípios maranhenses, São Vicente Ferrer aparece na 149ª posição, no quesito renda. Em relação à educação, o cenário não é muito diferente em São Vicente Ferrer, que aparece na 3183ª do IDH-M, entre os mesmos 5.570 municípios espalhados pelo País.

A situação degradante que enfrentam os habitantes de São Vicente Ferrer é a marca registrada da trajetória do grupo político integrado pela governadora Roseana Sarney, que à sombra da miséria alheia arruma tempo para se preocupar com as iguarias finas que constantemente recheiam os banquetes palacianos. Essa situação vexatória mostra que o Maranhão, muito além de mudança, precisa de um novo olhar.