Brasil não suportaria rápido ataque aéreo venezuelano, mas o governo comprou mísseis para a Copa

missil_saab_01Piada de salão – O Brasil continua o país do faz de conta. A semana foi marcada pelo anúncio de que a empresa sueca Saab venderá ao governo brasileiro sistema de defesa antiaérea para ser utilizado durante a Copa do Mundo, mas a grande imprensa se preocupou apenas com as escolas campeãs do Carnaval e a eleição das musas da folia momesca, como se o Brasil funcionasse às mil maravilhas e sem qualquer problema.

De acordo com a Saab, o sistema opera em baixa altitude e será utilizado pelo Exército, possibilitando atingir alvos a 5 km de distância. Os mísseis são guiados por laser, o que impede o abate e a interferência de outras formas de calor. A empresa sueca não informou a quantidade de sistemas que serão entregues ao Exército, ao custo unitário de aproximadamente R$ 29 milhões.

Faltando três meses para a abertura do maior evento futebolístico do planeta, o governo petista se preocupa com questão tão importante e que deveria ser tratada com muita antecedência. Realizar a Copa do Mundo no Brasil foi um equívoco da FIFA e uma irresponsabilidade do governo de Lula da Silva, pois o País tem um cipoal de carências que continua à espera de algum investimento oficial, o que não deve acontecer tão cedo.

A situação brasileira é tão grave, que oficiais das Forças Armadas estão cada vez mais desanimados com o abandono das Armas por parte do governo. Para se ter ideia da forma irresponsável como são tratadas as questões de defesa pelo Palácio do Planalto, com os atuais equipamentos o Brasil não suportaria quatro horas de um ataque aéreo da combalida Venezuela.

Armada até os dentes, a Venezuela entraria em um suposto confronto com os modernos caças russos Sukhoi, enquanto o Brasil teria de se defender com os Tucanos, até porque os suecos Grippen NG, que reequiparão a frota da Força Aérea brasileira, continuam no papel. Este site nada tem contra a versão militar dos aviões produzidos pela Embraer, mas seria uma briga entre David e Golias.

Desde janeiro de 2003 o PT vem brincando de governar, como se administrar o Brasil, um país com território de 8,5 quilômetros quadrados, fosse tão simples quanto tomar conta de um boteco mequetrefe de porta de fábrica. O estrago produzido até agora pelo partido é tão devastador, que devolver a normalidade ao País exigirá no mínimo cinquenta anos de esforço continuado por parte dos brasileiros de boa vontade e com tutano em funcionamento.