Comissão para investigar a Petrobras impõe derrota ao governo e complica Michel Temer

petrobras_07Ventilador ligado – A derrota do governo na Câmara dos Deputados, na terça-feira (11), foi minimizada por petistas que cumpriram à risca a cartilha do Palácio do Planalto. A Câmara aprovou requerimento que cria comissão externa para acompanhar investigação do governo holandês sobre um caso de corrupção que envolve funcionários da Petrobras, que receberam propina da empresa SBM Offshore para facilitar contrato de locação de plataformas petrolíferas.

Muito além da criação da mencionada comissão estão alguns fatos que devem ser analisados com o devido cuidado, inclusive os seus desdobramentos. O primeiro deles é que o desgoverno de Dilma Rousseff é uma ode ao fiasco quando o assunto é articulação política. Não bastasse a própria presidente ser truculenta no trato com os aliados, Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais, é conhecidamente incompetente e o atual chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, estreou no cargo com o pé esquerdo.

A decisão da Câmara dos Deputados é um claro sinal de que nem tudo é cor de rosa no mundo vermelho do PT palaciano, que trabalha diuturnamente para garantir o eventual sucesso do projeto de reeleição de Dilma. A presidente errou enormemente ao jogar com o PMDB e tentar isolar politicamente o líder do partido na Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (RJ), que ao final da votação da terça-feira saiu ainda mais fortalecido.

Contudo, nessa queda de braços quase sem fim pelo menos dois políticos saíram chamuscados: Michel Temer, vice-presidente da República, e o senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB. Temer e Raupp, após reuniões em palácio, garantiram que estava resolvido o impasse entre o governo e o partido. O que não se confirmou no plenário da Câmara dos Deputados. Considerando que o requerimento aprovado contou com 267 votos favoráveis, o PMDB contou com o apoio de ouros partidos da chamada base aliada para impor uma sonora derrota ao governo.

Michel Temer é o interlocutor da presidente Dilma Rousseff com o PMDB e tem sido duramente cobrado pela chefe do governo, que não cede à pressão para entregar ao partido mais e melhores cargos à cúpula da legenda. Dos 27 diretórios estaduais do PMDB, quase metade está rebelada, o que pode trazer problemas para o PT na negociação de alianças para as eleições de outubro próximo.

A grande questão é que a investigação do governo da Holanda está no começo e pode, por enquanto, não causar maiores estragos na política brasileira, mas se os oposicionistas conseguirem provas do pagamento de propina aos funcionários da Petrobras a situação do PT ficará muito mais difícil do que se imagina. Não custa lembrar que Lula, o lobista trapalhão, conseguiu a proeza de quebrar tecnicamente a Petrobras, além de o Congresso Nacional ter na pauta um pedido de criação de CPI para investigar os muitos escândalos da petroleira verde-loura, transformada em usina de trapalhadas do governo do PT.

Vale destacar que em 2006, durante a campanha presidencial, os petistas lançaram a mentira de que os tucanos privatizariam a Petrobras se vencessem a eleição daquele ano. Levando-se em conta o estrago produzido pelo PT na Petrobras, melhor seria ter privatizado a empresa.