Gleisi no Paraná: derrota no primeiro turno ou risco de ficar de fora do segundo se Requião for candidato

gleisi_hoffmann_37Dúvida cruel – Ex-chefe da Casa Civil e tendo conquistado o hall da fama tupiniquim por levar a Brasília o pedófilo Eduardo Gaievski, investigado por 28 estupros, para comandar as políticas do governo federal para menores, a senadora petista Gleisi Hoffmann está no centro de nova trapalhada política, segundo revelou o jornal “Folha de S. Paulo” na edição de domingo (16).

De acordo com a Folha, Gleisi enfrenta um dilema político que pode ser fatal. As pesquisas indicam que se enfrentar o governador Beto Richa (PSDB), em um “mano a mano”, tende a ser derrotada já no primeiro turno. Por outro lado, se prosperarem as articulações do PT para fazer do senador peemedebista Roberto Requião um candidato ao Palácio Iguaçu, os riscos para Gleisi não são menores.

“Sem ele [Requião], a eleição é definida em primeiro turno, com favoritismo de Richa”, afirmou o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo. O PT, por esses motivos, vê com bons olhos uma candidatura de Requião, mas também faz seus cálculos. Com língua afiada e eleitorado cativo, o destemperado senador também tem potencial para roubar a vaga de Gleisi no segundo turno, risco que o partido prefere não correr, avalia o jornal.

Requião, em entrevista à Folha, mostra condescendência com a senadora petista. Sobre Gleisi, o ex-governador do Paraná afirma que ela foi “uma espécie de secretária da presidente”, publicou a Folha. Diferente é a opinião do senador sobre o marido de Gleisi, a quem Requião já acusou publicamente de ser corrupto. “Ela é minha amiga pessoal. Mas o marido dela [o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo] veio das profundezas do inferno”.

Para complicar as coisas, o ex-braço direito de Gleisi na Casa Civil, Eduardo Gaievski, teve decretada a terceira prisão preventiva consecutiva. Com isso, fica assegurado que ele permanecerá preso até que a Justiça promulgue a sentença. Uma eventual condenação de Gaievski, tida como provável por causa do volume esmagador de provas de estupros, abusos e favorecimento a prostituição de menores, tende a criar novos constrangimentos políticos para Gleisi.