Programa da NSA grava todas as ligações telefônicas feitas em um país

nsa_01Fala que eu te escuto – A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos desenvolveu um programa de espionagem capaz de gravar todas as ligações telefônicas feitas em um determinado país, podendo recuperar mensagens de até trinta dias antes.

A revelação foi feita na noite de terça-feira (18) pelo jornal “The Washington Post”, que teve como fonte pessoas ligadas diretamente ao sistema de espionagem e novos documentos fornecidos por Edward Snowden, ex-colaborador da NSA.

O programa, batizado de Mystic, foi desenvolvido em 2009 e atingiu sua capacidade plena em 2011, sendo desde então usado contra um país não revelado. A pedido das autoridades norte-americanas, o jornal não revelou informações que permitissem a identificação do país (ou países) onde se pretende usar o programa.

De acordo com a reportagem, o programa desenvolvido pode gravar todos os telefonemas feitos num país, armazenando bilhões de conversas num servidor. As ligações podem ser ouvidas até 30 dias depois de terem sido feitas.

A Casa Branca evitou comentar o conteúdo da reportagem. Uma porta-voz da NSA, no entanto, disse ao jornal que a divulgação das técnicas e ferramentas utilizadas para atividades de inteligência dos EUA é altamente prejudicial para a segurança do país e de seus aliados. (Com agências internacionais)