Deputados pedem audiência com ministro e membros do COB para debater apoio a Laís de Souza

lais_souza_01Causa justa – A situação da atleta brasileira Laís de Souza, que sofreu grave acidente enquanto treinava para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, mas pode não ficar tetraplégica, levou os deputados federais Rubens Bueno (PPS-PR), Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Romário (PSB) a propor a realização de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o apoio que pode ser oferecido a ela pelo governo federal e por entidades desportivas.

No requerimento, apresentado nesta quinta-feira na Comissão de Esporte da Câmara, os parlamentares convidam para o debate o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; e o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, Emilio de Souza Strapasson. Os deputados querem saber que tipo de auxílio será oferecido à atleta.

No requerimento, eles lembram que Laís de Souza integrou, desde 2001, a equipe brasileira de ginástica, e obteve conquistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das mais bem sucedidas atletas brasileiras. “Para citar apenas um de seus muitos êxitos, em 2004, em sua primeira participação olímpica, em Atenas, a ginasta conquistou a melhor posição brasileira na classificação por equipes, o nono lugar geral”, destacaram os deputados.

A preocupação dos parlamentares é que, depois do acidente, a vida da atleta tornou-se uma sucessão de cirurgias, tratamentos e adaptações extremamente dispendiosas que, por enquanto serão cobertas pelo seguro contratado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo. O problema é que essa cobertura só abrangeria as competições, e não os acidentes durante o treinamento, o que pode fazer com que o apoio seja cortado em breve.

“Diante da indefinição que paira sobre o futuro dessa jovem e brilhante atleta, que muitas conquistas alcançou para este país que defende a valorização e a função social do esporte, consideramos fundamental a realização da audiência para esclarecer o apoio que o Estado e as entidades esportivas efetivamente prestarão a Laís de Souza”, finalizam os parlamentares.