Parlamento alemão cria CPI da espionagem e pode ouvir Edward Snowden

edward_snowden_04Soltando a voz – O Parlamento alemão criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para tratar do caso da espionagem promovida pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). A CPI deverá convidar Edward Snowden para depor.

Snowden foi o responsável pelo vazamento de documentos secretos da NSA, os quais comprovam práticas de espionagem norte-americana em várias partes do mundo. Na Alemanha, até o telefone celular da chanceler Angela Merkel teria sido alvo de grampo.

A decisão foi tomada na quinta-feira (3) em Berlim, durante a primeira reunião do Painel de Estudos dos Dados da Espionagem, que tem em seu escopo, entre outros casos, o escândalo da NSA.

A comissão, composta por representantes de todos os partidos com assento no Parlamento alemão, serve como uma demonstração de que “a espionagem maciça dos cidadãos é inaceitável”, afirmou o presidente da CPI, Clemens Binninger, da União Democrata Cristã (CDU).

Ainda não há certeza de que Snowden, atualmente asilado na Rússia, poderá de fato viajar a Berlim. O parlamentar do Partido Verde, Christian Ströbele, destacou a importância de Edward Snowden depor pessoalmente à Comissão, afirmando que um questionário por escrito dificilmente traria fatos novos.

Em 2013, Ströbele encontrou-se pessoalmente com Snowden em Moscou. O deputado diz que não compartilha das preocupações do vice-chanceler federal Sigmar Gabriel quanto à segurança do ex-técnico da NSA, que em território alemão poderia se transformar em alvo dos serviços de inteligência dos EUA. De acordo com o parlamentar, o governo alemão poderia lhe dar residência e garantir sua segurança.

Reino Unido também na mira

A decisão final sobre o convite a Snowden para depor na Alemanha deverá vir na próxima reunião da comissão, afirmou a parlamentar do partido A Esquerda Martina Renner. O trabalho da CPI deverá ter dois anos de duração.

Além das práticas de espionagem dos Estados Unidos, Reino Unido e até do Canadá, a comissão quer obter informações de uma possível participação das agências de inteligência da Alemanha. A segurança dos dados de empresas e organizações, e não apenas dos cidadãos, também deve ser averiguada.

Binninger afirmou que a comissão começará a interrogar as testemunhas em junho. Entre os que vão depor estarão o ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, o ex-chefe de gabinete da chancelaria federal, Ronald Pofalla, e os antigos e atuais chefes dos serviços de inteligência alemães.

A Alemanha rejeitou o direito de residência no país a Edward Snowden. O porta-voz do governo, Steffen Seibert, comentou nesta sexta-feira (4) que as autoridades já haviam concluído anteriormente que as condições para a concessão de asilo ou residência não eram satisfatórias. (Com agências internacionais)