Naufrágio de balsa no litoral da Coreia do Sul deixa centenas de desaparecidos

(Reuters)Tragédia no mar – Uma balsa turística que transportava 459 pessoas naufragou nesta quarta-feira (16) na costa da Coreia do Sul, deixando quatro mortos, 50 feridos e 291 desaparecidos. Os passageiros eram, na maioria, estudantes do ensino médio, que passariam quatro dias na ilha turística de Jeju, a maior do país asiático.

Cerca de 160 guardas costeiros e mergulhadores participam da operação de resgate, que conta com mais de 80 navios e 18 helicópteros. As equipes de busca se concentram no interior da embarcação, a cerca de 470 km da capital Seul, e que no momento do acidente estava a 20 km da costa.

O navio tinha partido na noite de terça-feira (15) da cidade de Incheon, no norte do país, para uma viagem noturna de 14 horas. Por volta das 9h (horário local), a três horas do destino final, a balsa enviou uma notificação de emergência, de acordo com o Ministério de Segurança e Administração Pública sul-coreano.

As autoridades informaram desconhecer o motivo do naufrágio e que estão concentradas nas buscas. Com o alto número de desaparecidos, cresce o temor de que a quantidade de mortes aumente drasticamente e que o acidente se torne uma das maiores tragédias marítimas da Coreia do Sul. O desastre mais recente ocorreu em 1993, quando 292 pessoas morreram.

Mais de 150 sobreviventes resgatados

Após ser resgatado, o estudante Lim Hyung-min disse que ele e outros colegas pularam no oceano vestindo coletes salva-vidas e nadaram até um barco de resgate. “À medida que a balsa tremia e se inclinava, nós tropeçávamos e esbarrávamos um no outro”, disse Hyung-min, ressaltando que algumas pessoas estavam sangrando.

“A água estava muito fria. Eu apenas me apressava pensando que queria viver.” Segundo autoridades, a temperatura da água em 12 graus Celsius pode causar hipotermia após duas horas de exposição.

Mais de 150 sobreviventes foram levados para a ilha vizinha Jindo, onde são recebidos por equipes médicas em um ginásio. De acordo com o vice-ministro de Segurança e Administração Pública, 30 tripulantes, 15 professores, 325 estudantes e 89 outros passageiros estavam a bordo. Até a edição desta reportagem, o número oficial de pessoas resgatadas era de 164 pessoas.

O navio de 146 metros de comprimento fazia a viagem entre Incheon e Jeju duas vezes por semana e foi construído no Japão em 1994. (Com agências internacionais)