Semana curta termina com o governador do Acre tentando se livrar da carapuça de coiote

tiao_viana_01Não honra as calças – Governador do Acre, o petista Tião Viana é o típico covarde metido a valente. Sempre genuflexo diante das ordens do partido, Viana não pensou duas vezes em transformar os refugiados haitianos em massa de manobra eleitoral, como forma de tentar alavancar a candidatura do companheiro Alexandre Padilha, escolhido por Lula para tentar tomar de assalto o Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista.

Tião Viana fretou um punhado de ônibus e despachou centenas de haitianos para a cidade de São Paulo, atitude que fez com que o governo paulista criticasse a forma como se deu a operação. Viana, que se esforça para mostrar competência, referiu-se à população do mais importante estado da federação como “elite paulista”. Na sequência, ao ser desautorizado por integrantes do PT e também da esquerda tupiniquim, Viana partiu para o ataque e acusou os paulistas de xenofobia.

Como se fosse pouca a sua desmedida ousadia, Tião Viana disse que processará por danos morais a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Souza Arruda, que o acusou de agir como coiote. Muito pior do que agir como coiote é fazer o papel de capacho do desgoverno de Dilma Vana Rousseff, que por nada ter a mostrar ao planeta em termos de realizações resolveu abrir as portas aos haitianos, não importando se esses seriam tratados com desumanidade.

Tião Viana é um político pífio que, com o irmão, senador Jorge Viana, faz do longínquo Acre uma espécie de capitania hereditária, em que ambos se alternam no poder e continuamente dão as cartas na política local. O governador acreano precisa se profissionalizar em termos da malandragem política, pois usar os miseráveis haitianos para jogar Geraldo Alckmin contra a opinião pública não apenas configura um erro grave, mas mostra o seu amadorismo subserviente.

A manobra de Viana foi tão ridícula, que recebeu críticas até mesmo do incompetente prefeito da cidade de São Paulo, o petista Fernando Haddad. A prefeitura paulistana e o governo de São Paulo uniram-se para receber os haitianos que não param de chegar à mais importante cidade brasileira, sem que até agora o Palácio do Planalto tenha se pronunciado sobre o fato. Isso dificilmente acontecerá, porque Dilma Rousseff é tão pífia quanto o governador do Acre.

Se a obsessão de Tião Viana é processar alguém, que inclua o editor do ucho.info na mesma ação que será movida contra a secretária Eloisa de Souza Arruda. Considerando que xenófobos existem por toda parte, no Brasil esses certamente não estão em São Paulo, que em quase quinhentos anos de existência sempre recebeu pessoas de todas os rincões do planeta, sem qualquer tipo de distinção. Fora isso, para reforçar os motivos de eventual processo, o editor faz coro na afirmação da secretária de Justiça de São Paulo: Tião Viana age, sim, como coiote ao tentar se livrar dos haitianos. Sem contar a sua essência escandalosamente xenófoba.

É importante que o governador Tião Viana não cometa o mesmo erro da senadora Gleisi Hoffmann, censora nata e dona de incompetência colossal, que decidiu processar o editor do site fora do domicílio do réu.