Dilma visita o Itaquerão e fala em legado da Copa, mas secretário da FIFA faz duras críticas ao governo

(Evelson de Freitas - Estadão)
(Evelson de Freitas – Estadão)
Fio trocado – A petista Dilma Rousseff está em plena campanha pela reeleição, apesar de a Justiça Eleitoral proibir esse tipo de ação antes da hora marcada. Sem se importar com o que determina a legislação, até porque o PT é um fomentador da impunidade, Dilma visitou nesta quinta-feira (8) o estádio do Corinthians, na Zona Leste da capital paulista, onde acontecerá a abertura da Copa do Mundo.

Durante a visita, que contou com a participação do “companheiro” Alexandre Padilha na condição de papagaio de pirata, Dilma fez uma avaliação positiva do estádio e das obras no entorno do Itaquerão, declarou o prefeito paulistano. “Ela classificou como um dos maiores legados do Brasil para a Copa”, disse Fernando Haddad.

Haddad aproveitou a oportunidade para elogiar a construtora Odebrecht, responsável pela obra, e o S.C. Corinthians pela arena esportiva, que contou com uma absurda isenção fiscal no valor de R$ 420 milhões por parte da administração paulistana. “A Prefeitura e o estado cumpriram todas as suas obrigações. Não temos dúvida de que vai ser uma grande abertura”, declarou Haddad.

Horas antes, na Suíça, o jornal Le Matin trouxe declarações o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que ao tabloide destilou sua insatisfação com a organização da Copa no Brasil. Valcke disse que os estádios brasileiros não atendem às exigências da entidade máxima do futebol. “Nós não temos o nível de compreensão de infraestrutura que desejávamos (nos estádios)”, disse o executivo da FIFA, que espera que tudo esteja pronto para a realização do evento.

Há dias, na bela cidade de Lausanne, Jérôme Valcke afirmou ter vivido um “inferno” na relação com o governo brasileiro e insinuou que faltou mais comprometimento e envolvimento das autoridades federais no projeto da Copa. Valcke confidenciou que FIFA foi obrigada a reduzir as exigências para viabilizar os estádios no Brasil. Agora, enquanto integrantes do desgoverno de Dilma Rousseff correm o País alardeando o legado da Copa, o secretário critica mais uma vez a preparação do evento e diz que a “corrida” ainda é grande em Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.