“Governo sofre de amnésia”, critica deputado sobre veto à lei que acaba com emplacamento de tratores

maquina_agricola_02Revolta no campo – Deputado federal pelo PMDB gaúcho, Alceu Moreira tem rebatido a argumentação do desgoverno do PT para o veto ao projeto que acaba com o licenciamento e emplacamento obrigatórios para veículos agrícolas. Nos últimos dias, deputados petistas, a fim de justificar o desgaste resultante do veto da presidente Dilma Rousseff, afirmaram em várias oportunidades que o teor do projeto era muito amplo.

Autor da medida, Alceu Moreira lembra que o projeto tramitou desde 2012 e em todo o período, inclusive em inúmeras audiências, o governo não manifestou discordância com o texto em nenhum momento, tanto que foi aprovado nas duas casas com os votos dos deputados e senadores governistas.

“Me surpreende essa amnésia do governo federal. No caso idêntico, da isenção dos veículos bélicos, após a sanção o Contran regulamentou quais veículos se enquadrariam, até porque, é impossível prever quais serão os novos maquinários a entrar no mercado, ainda mais com tanta tecnologia à disposição. Os próprios representantes do governo diziam isso”, criticou o deputado.

Para ele, “na hora de vetar a única coisa que veio à mente foram as cifras da arrecadação, agora com o desgaste político ficam procurando chifre em cabeça de cavalo para justificar o que não tem justificativa”.

Também com vistas no desgaste, setores do governo estudam agora ressuscitar a proposta de Alceu Moreira através de Medida Provisória a ser aprovada pelo Congresso.

Repúdio ao veto

Desde o veto, o gabinete do deputado tem recebido moções de repúdio ao veto e de apoio ao projeto de inúmeras Câmaras de Vereadores e de sindicatos rurais e de trabalhadores, não apenas do RS, mas de diversos estados do país.