Justiça alemã investigará denúncia de grampo ao celular de Angela Merkel

angela_merkel_14Fala que eu te escuto – A Justiça alemã dará início às investigações para apurar as supostas escutas ao telefone celular da chanceler Angela Merkel pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, denunciadas pelo ex-colaborador do serviço secreto Edward Snowden, anunciou nesta quarta-feira (4) o procurador-geral da Alemanha, Harald Range.

“Informei a comissão parlamentar de assuntos jurídicos de que abri uma investigação preliminar sobre escutas ao celular da chanceler”, disse Range, após uma audição a portas fechadas na comissão. Segundo a Procuradoria-Geral, há evidências de que a espionagem teria de fato ocorrido.

O procurador adiantou que, ao menos por enquanto, não vai abrir uma investigação sobre a espionagem de comunicações eletrônicas de milhões de cidadãos alemães, igualmente denunciada por meio de documentos confidenciais divulgados por Snowden.

Merkel encontra-se nesta quarta-feira com o presidente dos EUA, Barack Obama, na cúpula do G7 em Bruxelas. Pouco depois da denúncia das escutas, Obama pediu desculpas a Merkel e garantiu que elas não se repetiriam.

A grande questão em relação às denúncias feitas por Snowden é que ninguém se preocupou com a autenticidade dos documentos apresentados, muitos deles eletrônicos, que como tal passiveis de montagens e adulterações. Isso não significa que a Casa Branca deixou de espionar, até porque tal procedimento faz parte da política de segurança externa e interna dos Estados Unidos, que bisbilhota a vida alheia sob a desculpa de detectar o planejamento de ações terroristas. (Com agências internacionais)

apoio_04