Captação da poupança despenca e reforça a equivocada política econômica do desgoverno do PT

poupanca_04Tragédia anunciada – Dezembro de 2008: o ucho.info afirmava sem medo de errar que as medidas de estímulo à economia anunciadas pelo então presidente Lula, como forma de combater os efeitos da crise internacional, seriam desastrosas. Semanas mais tarde, os palacianos nos acusaram de torcer contra o Brasil, mas rebatemos dizendo que em no máximo uma década o povo estaria quebrado e o País mergulhado em grave crise econômica.

Anos antes, mais precisamente em 2005, este site alertou aos então ocupantes do Palácio do Planalto sobre o perigo que representavam os primeiros passos de um processo de desindustrialização que se instalara no País a reboque do ufanismo criminoso de Lula e sua turba. Naquele momento, aos palacianos interessavam apenas os desdobramentos do Mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção da história nacional, até porque na afiada guilhotina política estava o pescoço do ex-metalúrgico que foi transformado em semideus pelos incautos da nação.

Bola de cristal? Não, o ucho.info se recusa a fazer apostas dessa natureza, pois dedica-se diuturnamente a interpretar no campo do raciocínio lógico e coerente os fatos do cotidiano. Não era preciso qualquer dose extra de massa cinzenta para perceber que a receita milagrosa anunciada por Lula seria um tremendo desastre. Apostar no consumismo como forma de reverter uma crise é estratégia que nem mesmo um calouro de faculdade de Economia é capaz de adotar.

Os efeitos das trapalhadas de Lula, a maioria delas endossada por Dilma, está devastando o Brasil como praga em plantação. O dia a dia da economia mostra que irresponsável é a política do desgoverno do PT para tentar tirar o Brasil da areia movediça, sem que as ações produzam qualquer resultado minimamente positivo. Entre os muitos alertas que fizemos, pelo menos dois merecem destaque: inflação alta e elevado nível de endividamento das famílias.

Lula, o salvador do universo, precisava entrar para a história como o mais bem avaliado presidente dessa república bananeira chamada Brasil. Por isso arremessou os desavisados na vala do consumo, sem se preocupar com as consequências.

Menos de seis anos depois do nosso alerta, o estrago petista mais uma vez se faz presente. No primeiro semestre deste ano, a captação da caderneta de poupança, o mais conservador investimento financeiro existente no País, registrou queda de 66%, com R$ 9,6 bilhões, o menor volume de recursos para o período desde 2011. Motivo: inflação alta e elevado nível de endividamento da população. Mais uma vez afirmamos que não temos sobre a escrivaninha da redação uma bola de cristal ou uma máquina de adivinhações, mas apenas computadores. Diante desses, cérebros pensantes que conseguem projetar na linha do tempo as lambanças oficiais do momento.

O resultado catastrófico da medida ufanista adotada por Lula aí está, mas a presidente Dilma Rousseff, que dá a última palavra quando o assunto é economia, não abre mão de apostar todas as fichas palacianas no consumo como antídoto contra a crise que só cresce. De tal modo é desnecessário projetar o futuro brasileiro com as bizarrices que estão sendo esculpidas no Palácio do Planalto com o cinzel da insensatez. Não demora muito e a única saída será o aeroporto mais próximo.

apoio_04