França promete usar todos os recursos civis e militares no Mali para encontrar avião

air_algerie_01Esforço total – O presidente França, François Hollande, anunciou nesta quinta-feira (24) a mobilização de todos os meios civis e militares franceses no Mali para encontrar o avião da companhia aérea Air Algerie, que provavelmente caiu após decolar de Burkina Fasso rumo à Argélia.

O contato com o radar se rompeu 50 minutos depois de o voo AH5017 partir de Ouagadougou, capital de Burkina Faso, na África Ocidental. Autoridades francesas afirmam que, no momento do desaparecimento, o aparelho sobrevoava o norte do Mali, em meio a chuvas pesadas.

“Tudo nos leva a crer que esse avião caiu no norte do Mali”, disse Hollande.

Segundo o Ministério dos Transportes de Burkina, entre os 110 passageiros e seis tripulantes encontravam-se 50 franceses, 24 burquinenses, seis libaneses, cinco canadenses, dois luxemburgueses, um suíço, um nigeriano, um camaronês e um malinês.

Até o momento, a Air Algerie se limitou a informar que iniciou um plano de emergência. Sem confirmação oficial, a emissora de TV privada argelina El-Nahar noticiou, no entanto, que o avião teria caído nas proximidades de Niamey, capital do Níger.

O norte do Mali é controlado por separatistas tuaregues. Fontes francesas rechaçam especulações que eles poderiam ter derrubado a aeronave de passageiros, por sequer dispor de armamentos com tal capacidade.

O jato do tipo MD-83 fora fretado da espanhola Swiftair. A companhia sediada em Madri confirmou o desaparecimento e declarou estar investigando as circunstâncias do incidente, com o auxílio de equipes de resgate. Os MD-83 são produzidos desde a década de 1980 pela McDonnell Douglas, fabricante norte-americana que atualmente pertence à gigante Boeing. (Com agências internacionais)

apoio_04