Alemanha cancela negócio milionário com a Rússia no setor de armamentos

(DPA)
(DPA)
Efeito colateral – No vácuo do novo pacote de sanções contra Moscou, o governo alemão cancelou de forma definitiva um acordo no setor de armamentos com a Rússia. A revogação do negócio com a fabricante de armas Rheinmetall foi revelada nesta segunda-feira (4) pelo jornal “Süddeutsche Zeitung”.

De acordo com uma porta-voz do Ministério da Economia e Energia, o governo da Alemanha decidiu anular uma das licenças para a construção de centro de treinamento de soldados, que fora concedida pela administração federal anterior. A estrutura seria erguida na cidade de Mulino, a leste de Moscou, e repassada ao Exército russo ainda neste ano.

O negócio já havia sido cancelado temporariamente pelo ministro da Economia e da Energia alemão, Sigmar Gabriel (SPD) em março, como uma reação à crise na Crimeia.
A revogação definitiva vai além do pacote de sanções impostas à Rússia na semana passada – que, embora preveja a moratória de negócios de armamentos, não estipula o encerramento daqueles já firmados.

Centros como o que a Rheinmetall planejava construir em Mulino podem treinar até 30 mil soldados por ano, com a ajuda de instrumentos de simulação tecnologicamente avançados.

O negócio é estimado em cerca de 100 milhões de euros (cerca de 300 milhões de reais). À empresa alemã, com sede em Düsseldorf, resta agora entrar na Justiça contra a decisão. (Com agências internacionais)

apoio_04