Ataques em Jerusalém marcam 28º dia de conflito entre israelenses e palestinos

(Reuters)
(Reuters)
Cabo de guerra – Um palestino jogou uma escavadeira contra um ônibus de passageiros em Jerusalém, matando pelo menos uma pessoa e deixando vários feridos. Logo após o ataque, um motoqueiro, em outra parte da cidade, abriu fogo contra um soldado, deixando o militar seriamente ferido.

Os ataques, qualificados por Israel como “terroristas”, ocorreram durante um cessar-fogo unilateral de sete horas em Gaza para que ajuda humanitária chegasse às vítimas do conflito que entrou nesta segunda-feira (4) em seu vigésimo oitavo dia.

O ataque com a escavadeira foi registrado em uma rua que faz fronteira com Jerusalém Oriental. Israel considera toda Jerusalém como sua capital. Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como a capital de seu futuro Estado.

Imagens transmitidas por uma emissora de televisão israelense mostravam a escavadeira batendo a pá gigante contra o ônibus. Segundo o porta-voz da polícia Micky Rosenfeld, um policial da área atirou contra o palestino e o matou. Um pedestre também foi morto.

“Por causa da reação rápida da polícia um incidente ainda mais grave foi evitado”, disse o chefe de polícia Yossi Piranti.

A polícia, no entanto, ainda procura o homem que abriu fogo contra um soldado perto da Universidade Hebraica e depois fugiu de moto.

Israel lançou a ofensiva contra Gaza em 8 de julho, depois de o Hamas ter aumentado o número de ataques com foguetes contra o país. Segundo dados de autoridades palestinas, 1.831 pessoas foram mortas até agora – a maioria civil. Do lado israelense, 67 pessoas morreram – entre elas, três civis. (Com agências internacionais)

apoio_04