Políticos lamentam a trágica e prematura morte do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos

eduardo_campos_11Minuto silêncio – Muitas são as notas oficiais de pesar pela morte trágica de Eduardo Campos, presidenciável do PSB, que estava a bordo de um jato executivo que despencou em um bairro residencial da cidade de Santos, no litoral paulista, na manhã desta quarta-feira (13).

Sobre quem assumirá a campanha presidencial do PSB os políticos envolvidos preferem não tratar do assunto no momento, mas a decisão caberá aos dirigentes das legendas que integram a coligação que dá sustentação à chapa. Ex-senadora pelo Acre e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores, Marina Silva é candidata a vice na chapa de Campos, podendo, inclusive assumir o lugar do ex-governador de Pernambuco na corrida presidencial.

Confiram abaixo algumas das notas de pesar pela morte de Eduardo Campos enviadas à redação do ucho.info e divulgadas na imprensa:

Presidente Dilma Rousseff

“O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.

Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.

Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.
Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.

Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

Deputado federal Rubens Bueno (PR), líder do PPS na Câmara

“A tragédia deixa o Brasil órfão de um político que defendia uma alternativa de mudança para país e que abriu mão do governo de Pernambuco para enfrentar o desafio de disputar a corrida ao Palácio do Planalto”. O PPS integra a coligação que tinha Eduardo Campos e Marina Silva como candidatos.

Lamento a morte de Eduardo Campos e transmito meus sentimentos à família dele e das demais vítimas. Como candidato, tinha ótimas propostas para o país e estava entre os três mais bem colocados nas pesquisas de opinião que aferem a preferência do eleitor. Sem dúvida, é um acontecimento trágico”.

Deputado federal Mendonça Filho (PE), líder do Democratas na Câmara

“É um baque grande que nos deixa atordoados. Difícil de expressar qualquer sentimento que não o de grande consternação e de luto. Uma tragédia que interrompe uma carreira brilhante. O País perde um político jovem que tinha muito o que contribuir para o nosso Estado e para o nosso País. Neste momento expresso minha total solidariedade com a família, com os amigos e com todos os seus admiradores”.

Deputado federal Ronaldo Caiado (GO), do Democratas

“É com profundo pesar que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Eduardo Campos. Um homem de imenso valor, político engajado, um pai querido para seus filhos e marido de valor. Fomos colegas na Câmara dos Deputados quando nossos debates sempre eram povoados pelo entusiasmo e respeito mútuo. Meus pêsames aos familiares, aos pernambucanos e aos brasileiros que perdem um grande homem. Que Deus conforte a família.”

Deputado federal Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS

“Com certeza isso infelicita o país, que perde um dos seus mais dignos homens públicos”.

Aécio Neves (PSDB), senador por Minas Gerais e candidato a presidente

“É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda é irreparável e incompreensível. Neste momento, minha família e eu nos unimos em oração à família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar.”

Pastor Everaldo (PSC), candidato a presidente

“É com muita dor que perdi um amigo. Eduardo Campos era, além de tudo, uma pessoa de bem, um pai de família, um cidadão brasileiro que teria muito a contribuir com a democracia brasileira neste momento. Estive com ele, na semana passada, e pude perceber o comprometimento dele com o País. Meus pêsames à família, aos amigos e que Deus conforte a todos.”

Eduardo Jorge (PV), candidato a presidente

“A campanha presidencial do PV está suspensa para os próximos dias. Esta perda é muito triste para o país. Eduardo Campos era uma liderança muito jovem e muito importante para o Brasil. Toda minha solidariedade à família.”

Michel Temer (PMDB), vice-presidente da República

“Não há palavras para descrever a tragédia que hoje se abateu sobre a política brasileira. Eduardo Campos era um político de princípios e valores herdados de sua família e levados com dignidade e honra por toda sua trajetória no Parlamento e no Executivo. Assim como todo o país, estou chocado com esse acidente e com as perdas para amigos e familiares. Que Deus dê conforto a seus filhos, a sua mãe, familiares e a tantos admiradores que deixou órfãos neste triste dia.”

Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo

“Era uma liderança jovem promissora que teria muito a contribuir para o país. Eu perco um amigo.”

Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

“Nesse momento de comoção, me associo à dor da esposa de Eduardo Campos, Renata, de seus filhos, de toda a sua família, de todos os seus amigos e correligionários. Tive o privilégio de conviver com ele no governo do presidente Lula e a sua capacidade de trabalho, mas sobretudo, de fazer amigos, e sua capacidade de sedução, sempre foram marcas muito profundas de sua personalidade. Desejo muita força à Renata e a toda família por essa perda dolorosa.”

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente da República

“O que me preocupa mais é a família. Conheci o Eduardo, sempre respeitei o Eduardo. Mas, nesta hora, é um choque para todos os familiares. Foi um choque para a república, foi uma perda, ele abria esperanças grandes para o Brasil. Ele teria uma presença marcante no futuro do Brasil, e o Brasil precisa de lideres com visão, capazes de compreender a situação e que não guardava ódio e animosidades. (;…) Foi um candidato que respeitava os outros candidatos, pensava muito mais no Brasil, nos problemas do país do que na pequena politica. Era um homem que eu sempre respeitei.”

Geraldo Júlio, prefeito do Recife

“Um momento de muita dor para todos os brasileiros, pernambucanos. É uma pessoa muito iluminada, um grande líder político, amigo, pai, irmão. É uma dor muito grande que certamente todos os pernambucanos e brasileiros sentem nesse momento. A gente pede a todos que tenham muita fé para que possamos superar esse momento. É uma perda irreparável, um jovem de 49 anos, que fez tanto por tantos pernambucanos e que deixa muita dor, não tem como expressar ou medir. Queria pedir a todos recifenses e pernambucanos que mantenham a paz e tragam muita fé e oração para a família, amigos e todos que admiravam”.

Paulo Skaf (SP), candidato do PMDB ao governo do estado de São Paulo

“O Brasil perdeu hoje um grande estadista, um homem público da maior qualidade, que exerceu a política com competência, honestidade e dedicação. Eu perdi um amigo, com quem tive a honra de conviver. Eduardo Campos foi um dos incentivadores de meu ingresso na política. Há cinco anos, iniciei minha trajetória política em seu partido, o PSB. Quero me solidarizar com sua família e seus amigos. Quero me solidarizar também com o povo de Pernambuco pela perda de seu grande líder.”

Renan Calheiros (AL), senador pelo PMDB e presidente do Senado Federal

“É com profundo pesar que lamento a morte tão precoce e trágica do candidato do PSB à presidência da República, Eduardo Campos. Uma tragédia que deixa o Brasil chocado e surpreso. O país sofre a dor coletiva da perda de uma das mais promissoras lideranças da política brasileira. Eduardo Campos foi um homem respeitável em todos os aspectos de sua personalidade, um pai exemplar e uma referência como homem público nos cargos que exerceu. Em nome do Congresso Nacional e em meu próprio envio condolências à família, ao PSB e ao governo do Estado de Pernambuco. Informo, ainda que o Congresso Nacional decretará luto oficial por um período de três dias. A Presidência do Senado proporá também uma sessão solene para conceder a ordem do mérito do Congresso Nacional ao ex-governador Eduardo Campos.”

Eduardo Braga (AM), senador pelo PMDB e líder do governo no Senado

“Perdemos nesta manhã um grande homem, um brasileiro exemplar, um político sério e competente. Tive a honra de poder trabalhar e estar com Campos inúmeras vezes enquanto governador do Amazonas e ele governador de Pernambuco. Seu vigor, sua paixão na defesa e na luta por melhorias sociais e econômicas para o povo de Pernambuco eram contagiantes. Sem dúvida alguma, está é uma grande perda para o país.”

Henrique Eduardo Alves (RN), deputado federal pelo PMDB e presidente da Câmara

“Com extremo choque, profundo pesar e imensa consternação recebi a informação da morte de Eduardo Campos. Fomos colegas na Câmara por três mandatos e afirmo que Eduardo foi um homem público digno, que honrou o estado de Pernambuco, o Nordeste e o Brasil. Minhas condolências à família e ao povo brasileiro, que lamentam a perda de um homem tão jovem, em seu auge político e com tantos sonhos para a vida. Sua morte deixa uma lacuna irreparável. Somente Deus para confortar os familiares e amigos neste momento de insuportável dor.”

Tarso Genro (PT), governador do Rio Grande do Sul

“Eu estava em um evento de campanha quando soube e, imediatamente, suspendemos o evento. Fui ministro com Eduardo Campos, tínhamos relações de companheirismo. É uma grande perda humana, grande perda política. É brutal para o país, para a família, para todos os brasileiros. Não vou fazer considerações sobre decorrências para o processo político. Não é correto. Tem que ter respeito à família nesse momento. Isso [o acidente] é um acontecimento dramático que pode acontecer em qualquer momento da história. Tivemos anos atrás a morte do Fernando Ferrari, só para lembrar um. Temos de enfrentar de maneira solidária, não ferir os que foram mais atingidos, que é a sua família.”

Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), prefeito de Salvador

“A política, o Brasil e o Nordeste perderam um dos seus representantes mais qualificados. Como deputado, governador e ministro, Eduardo Campos sempre trabalhou pelo desenvolvimento do Brasil. O Brasil está de luto. No pouco tempo de sua campanha à presidência, Campos apresentou propostas consistentes, demonstrando que ainda tinha muito a contribuir para o futuro do país. Ele estava sempre bem-humorado, era um grande contador de histórias. Deixo aqui o meu sentimento à família de Eduardo Campos, em especial à população de Pernambuco e do Nordeste.”

apoio_04