Pesquisa deve apontar empate entre a petista Dilma e a “socialista sustentável” Marina Silva

presidenciaveis_07Cabo de guerra – Candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, o mineiro Aécio Neves classificou como “onda” a subida de Marina Silva, presidenciável do PSB, nas pesquisas de intenção de voto. Diferentemente do que afirma o tucano, Marina está longe de ser o “cavalo paraguaio” que dispara na largada, mas não completa a prova.

Pesquisa encomendada ao Ibope e cujos resultados serão divulgados na noite desta terça-feira (26) apontam para um empate técnico entre Marina Silva e a presidente Dilma Rousseff, que busca a reeleição. De acordo com o levantamento, a ex-senadora do Meio Ambiente tem entre 27% e 28% de intenções de voto, enquanto Dilma oscila entre 31% e 32%, no primeiro turno. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Dilma e Marina estão tecnicamente empatadas. Já o candidato Aécio neves aparece em terceiro lugar, variando entre 18% e 20%.

A pesquisa reflete os resultados do levantamento feito no Paraná, estado onde Marina está na dianteira, com 29% das intenções de voto, seguida por Dilma, com 28%, e Aécio, com 24%. Há nesse cenário um fato interessante: o Paraná é um estado quase que eminentemente agrícola e uma defensora do meio ambiente líder a pesquisa sobre a sucessão presidencial.

Outro detalhe da pesquisa chama a atenção. Entre os eleitores na faixa etária de 24 a 35 anos, Marina aparece em primeiro lugar com 35% de intenções de voto, enquanto Aécio (22%) e Dilma (20%) estão empatados, se considerada a margem de erro já mencionada. Entre os eleitores com ensino médio, a candidata do PSB permanece na frente, com 31%, seguida por Aécio (25%) e por Dilma (23%). Na seara dos eleitores com curso superior, o tucano lidera com 38%, seguido por Marina Silva (35%) e Dilma (16%).

É fato que o eleitorado nacional é mais variado, mas os resultados da pesquisa realizada no Paraná indicam que Dilma está em péssima situação e terá muito trabalho pela frente caso queira permanecer mais uma temporada no Palácio do Planalto.

Prevendo o quadro

Para antecipar a tendência de alta de Marina nas pesquisas basta analisar os resultados das consultas feitas por telefone com eleitores, conhecidas como tracking. Apesar de não ter valor cientifico, o mais recente tracking mostra a candidata Marina Silva em primeiro lugar, puxada pela comoção decorrente da trágica morte de Eduardo Campos, então presidenciável do PSB. Dilma aparece em segundo lugar, mas em queda, reflexo da forte oposição que o PT sofre em todo o País. O tucano Aécio Neves aparece em terceiro lugar.

Difícil é fazer, no momento, um prognóstico sobre a eleição presidencial, até porque a disputa está muito mais aberta do que se imaginava, mas fatos novos podem mudar o cenário em questão de dias. Vale lembrar que o PSB deve uma explicação sobre a situação do jato que matou Eduardo Campos, enquanto que o PT poderá ser atropelado pelo eventual acordo de delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras preso na esteira da Operação Lava-Jato.

apoio_04