CPMI da Petrobras: tesoureiro do PT, João Vaccari pode ser convocado para explicar elo com doleiro

joao_vaccari_03Banco dos réus – Tesoureiro do Partido dos Trabalhadores e ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop), reduto de irregularidades para beneficiar Lula, o petista João Vaccari Neto poderá ser convocado pela CPMI da Petrobras para falar sobre seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato e já prestando depoimentos às autoridades na esteira de um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, a Polícia Federal apura se investimentos feitos por fundos de pensão de estatais em empresas ligadas ao doleiro foram negociados por Vaccari Neto.

A Folha afirma que e-mails encontrados pela PF em computadores de pessoas ligadas a Youssef sugerem que Vaccari ajudou os operadores do doleiro a fazer contato com o Petros, em 2012, quando o grupo tentava captar recursos para o Trendbank, empresa do doleiro da Operação Lava-Jato que administra fundos de investimento.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que foi preso em março passado juntamente com Youssef e há um mês passou a colaborar com as autoridades em um processo de delação premiada, apontou Vaccari Neto como um dos recebedores de propina do esquema de Youssef.

“Vaccari é uma peça fundamental para as investigações da CPMI, e a comissão não pode prescindir dele. Vamos apresentar requerimento já na segunda (29) e esperar que o presidente Vital do Rêgo (PMDB-PB) peça uma reunião o quanto antes porque temos muito a decidir no colegiado”, disse o líder do PSS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR). Importantes demandas estão se acumulando, afirmou Bueno, referindo-se ao pedido de convocação de Antonio Palocci que será protocolado na CPMI da Petrobras.

O argumento de Palocci, de que não era responsável pela arrecadação de dinheiro da campanha de Dilma Rousseff, em 2010, é mais do que suficiente para justificar a convocação de Vaccari, pois este é o tesoureiro do PT. “Indiretamente, o ex-ministro disse que quem deve explicações à sociedade brasileira é João Vaccari Neto e vamos indagá-lo tanto sobre o uso do dinheiro da corrupção na Petrobras pela campanha de Dilma em 2010, quanto sobre o envolvimento dele com o esquema de Alberto Youssef nos fundos de pensão”.

A Folha lembrou que dois fundos, o Petros, dos empregados da Petrobras, e o Postalis, dos Correios, aplicaram R$ 73 milhões na empresa do doleiro e perderam praticamente todo o investimento.

De acordo com a PF, parte desses recursos foi destinada a uma consultoria usada por Youssef para repassar propina de empreiteiras e fornecedores da Petrobras a políticos do PT e de outros partidos da base aliada da presidente Dilma no Congresso Nacional.

apoio_04