CPMI: Palocci deve ser convocado para depor sobre uso de recursos da Petrobras na campanha de Dilma

palocci_17Soltando a voz – Ex-ministro da Fazenda e ex-chefe da Casa Civil, o petista Antonio Palocci Filho poderá ser convocado pela CPMI da Petrobras para explicar o uso de dinheiro do esquema de corrupção, que funcionava na petroleira, na campanha de 2010 da então candidata Dilma Vana Rousseff, que agora busca a reeleição.

Ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa disse, no processo de delação premiada com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que Palocci pediu R$ 2 milhões de contribuição do esquema para a campanha, de acordo com reportagem publicada na mais recente edição da revista Veja.

Nesta semana não há previsão de reunião da CPMI, mas o requerimento de convocação de Palocci será protocolado nesta segunda-feira (29). De acordo com a publicação, o ex-ministro Antonio Palocci , que era coordenador da campanha da atual presidente em 2010, pediu o dinheiro a Paulo Roberto via “cota do PP”. O ex-diretor da Petrobras pediu ao doleiro Youssef que providenciasse a “ajuda”.

É importante destacar que a CPI do Cachoeira foi inviabilizada no momento em que as investigações chegaram a um passo da campanha de Dilma Rousseff. Esse detalhe explica não apenas o espírito de corpo que tomou conta da Comissão, mas também e principalmente como os acusados foram tratados por alguns dos integrantes do colegiado, em especial pelos integrantes da chamada base aliada. À época, a cassação do mandato do então senador Demóstenes Torres e a artilharia contyra o governador de Goiás, Marconi Perillo, serviram para desviar a atenção da opinião pública.

O doleiro Alberto Youssef, que há dias iniciou a série de depoimentos às autoridades que investigam a Operação Lava-Jato, deve dar mais detalhes do episódio envolvendo Palocci e Dilma. O esquema de corrupção ligado à diretoria de Abastecimento arrecadava propinas de 3% do valor dos contratos assinados por grandes empresas com a estatal, conforme afirma a revista.

Vale lembrar que em recente matéria o ucho.info afirmou que em pouco tempo a Operação Lava-Jato subiria a rampa do Palácio do Planalto e alvejaria Dilma Rousseff e seu antecessor, o agora lobista Lula. Como tem afirmado este site, o calvário do PT está apenas começando. Contudo, beira o inexplicável o fato de, diante de tantos escândalos de corrupção, Dilma estar liderando as pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno da corrida presidencial.

apoio_04