UEFA suspende presidente da federação italiana de futebol por racismo

carlo_tavecchio_01Barrado no baile – A UEFA suspendeu nesta terça-feira (7) o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Carlo Tavecchio, por racismo. O dirigente não poderá se candidatar a cargos oficiais da entidade nos próximos seis meses e ficará fora do próximo congresso europeu de futebol, em março de 2015.

“Tavecchio vai organizar um evento especial na Itália com o objetivo de aumentar a consciência e o respeito em relação aos princípios da resolução da UEFA intitulada “Futebol europeu unido contra o racismo’”, diz um comunicado da entidade.

Os comentários de Tavecchio foram feitos durante a campanha eleitoral para a presidência da federação italiana, em julho. Com injúrias racistas, o cartola criticou a abordagem dos clubes de seu país na contratação de jogadores.

“Na Inglaterra, quando contratam um jogador, ele só joga se for profissional. Na Itália, por outro lado, vemos que um ‘opti poba’ qualquer, que antes estava comendo bananas, agora já é jogador do time principal da Lazio. Na Inglaterra, ele tem que demonstrar seu currículo, aqui não”, disse Tavecchio na ocasião.

Os comentários foram uma referência ao camaronês Joseph Minala, jogador da Lazio que completou recentemente 18 anos, mas que vem tendo sua idade questionada por sua fisionomia parecer mais velha.

Tavecchio reconheceu depois que não deveria ter feito o comentário, mas diz que tem a consciência limpa sobre o episódio e nega ser racista.

“Adotei três crianças africanas, chefio uma cooperativa de produção de tomate e construí dois hospitais por lá”, se defendeu o dirigente. “Não queria ferir ninguém”. (Com agências internacionais)

apoio_04