Mantega cumpre ordens e critica relatório do FMI que projeta crescimento menor do PIB

guido_mantega_28Mais do mesmo – Se em tempos normais o PT palaciano culpa o cenário internacional pela crise brasileira, durante a disputa pelo Palácio do Planalto a situação não é diferente. Nesta terça-feira (7), o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou relatório em que reduz para 0,3% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014. A projeção anterior do FMI era de 1,3% de avanço do PIB.

A previsão do FMI acompanha as apostas do mercado financeiro nacional, que projeta crescimento de 0,23% em 2014, conforme dados divulgados na segunda-feira (6) pelo Banco Central, por meio do Boletim Focus, que na semana anterior trouxe projeção de 0,29% de avanço da economia verde-loura. O governo de Dilma Rousseff, que não se preocupa com vexames, trabalha com crescimento de 0,9% da economia neste ano.

Como já era esperado pelos jornalistas que cobrem o cotidiano da corte petista, o ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega (já foi demitido por antecipação), apareceu em cena para rebater o relatório divulgado pelo FMI, cujos dados tiveram efeito negativo na campanha de Dilma. O ministro classificou como pessimista a projeção do FMI.

“No primeiro semestre, tivemos vários problemas internos e externos. Os fatores externos, a meu ver, predominam”, destacou Mantega. “Porém, no segundo semestre estamos observando uma recuperação da economia brasileira. Temos vários indicadores que mostram que, a partir de julho, tivemos aceleração moderada do crescimento”, completou o ministro.

Que Guido Mantega, por falta de coragem, não quer enxergar o óbvio todos sabem, mas não se pode virar as costas para a dura realidade que impera na economia brasileira, cada vez mais próxima do despenhadeiro da crise. Mantega, que foi orientado a ludibriar novamente a parcela incauta da população, não se incomoda em apelar à mitomania, ciente de que os números não mentem jamais.

O ministro mais uma vez defendeu a solidez da economia brasileira. “Estamos com crescimento menor, porém nossos parâmetros são saudáveis, economia está solida, ao contrario de outras economias. O nível de emprego continua muito alto no Brasil, continuamos reduzindo desemprego, ou mantendo desemprego num patamar muito baixo”, disse Guido Mantega.

O titular da Fazenda pode falar o que quiser, pois o Brasil ainda é uma democracia que contempla a livre manifestação do pensamento, mas a solidez da economia nada adianta se o País está quase parando. Um tanque de guerra é um veículo de reconhecida solidez, mas parado serve para nada.

apoio_04