Ministro quer investigar boato sobre morte de Youssef, mas deveria esclarecer o caso Erenice Guerra

jose_eduardo_29Ousadia do bofe – Ministro da Justiça, o petista José Eduardo Martins Cardozo disse, no domingo (26), que a Polícia Federal foi “devidamente orientada” para abrir investigação com o intuito de apurar de forma rigorosa o boato sobre a morte do doleiro Alberto Youssef, que passou mal no sábado (25) e na sequência foi internado na UTI do Hospital Santa Cruz, em Curitiba.

“A Polícia Federal já foi devidamente orientada para, nos termos da legislação, solicitar autorização para investigar esses fatos [boatos sobre a morte de Youssef]. Ou seja, situações dessa natureza devem ser investigadas e apuradas para eventual responsabilização dos envolvidos”, disse o ministro após votar na capital paulista.

Desde o surgimento da primeira informação falsa sobre a suposta morte do doleiro, a redação do ucho.info recebeu inúmeros telefonemas e mensagens questionando sobre a veracidade da notícia. Como sempre, afirmamos aos leitores que tudo não passava de boato, pois a Polícia Federal já havia divulgado nota negando a possibilidade de envenenamento do doleiro, assim como a direção do hospital informou, por meio de boletim médico, que Youssef deve ter alta em no máximo 48 horas.

José Eduardo Cardozo criticou a propagação dos boatos, alegando que o caso foi uma tentativa de manipular o eleitor. Não se pode atentar contra a democracia desta forma, criando boatos e propagando-os de forma deliberada, mas nenhum petista tem moral suficiente para criticar atitudes mitômanas. A campanha da candidata Dilma Rousseff foi, desde o início, baseada na mentira, por isso o partido deveria abster-se de comentários extras, concentrando esforços para esclarecer os fatos, nada além disso.

“Se divulga que ele teria morrido. Não é verdade. Ele está no quarto do hospital com dois policiais federais. Então há uma tentativa de alguns de querer turvar a consciência do eleitor, o que é inaceitável. A democracia exige voto livre, consciente, sem informações que sejam plantadas em relação a uma situação dessa natureza”, disse o ministro.

A cada declaração os petistas mostram o quanto são estapafúrdios e covardes. Cardozo ficou preocupado com a possibilidade de o boato sobre a suposta morte de Alberto Youssef interferisse no resultado da eleição presidencial. O ministro da Justiça deveria ter doses mínimas de bom senso e acionar a memória, pois em 2006, por ocasião da campanha rumo ao Palácio do Planalto, seus companheiros de legenda lançaram o boato de uma vitória do tucano Geraldo Alckmin, que disputava a presidência com Lula, significaria a privatização da Petrobras. Em nenhum momento a Polícia Federal foi acionada para apurar o boato.

Na eleição deste ano, o PT, covarde e rasteiro como sempre, não se incomodou em ameaçar os inscritos no “Bolsa Família”, alegando que uma vitória de Aécio Neves representaria o fim do programa social que o governo transformou em ferramenta de manutenção de um obediente curral eleitoral. De igual modo, em nenhum momento José Eduardo Cardozo se preocupou em mandar investigar o caso, até porque sabia que alguns petistas acabariam na cadeia.

Cardozo está muito interessado em dar ares de probidade a um governo mergulhado na lama da corrupção, por isso tem esses lampejos discursivos em que sugere investigar isso e aquilo. Se de fato o ministro quer investigar algo, que procure saber a origem do dinheiro usado para pagar a defesa de Erenice Guerra. O ucho.info sabe quem pagou.

O ministro da Justiça poderia aproveitar o ensejo e determinar à Polícia Federal para que avancem as investigações da Operação Porto Seguro, que flagrou a amante de Lula, Rosemary Noronha, em um esquema de venda de pareceres de órgãos federais. Como o chefão da quadrilha estava indiretamente envolvido no caso, as investigações foram suspensas, sem que gravações telefônicas comprometedoras pudessem ser divulgadas.

apoio_04