Dilma criticou Alckmin pela crise hídrica, agora precisa criticar Haddad por causa dos alagamentos

fernando_haddad_42Milagre da natureza – Durante a campanha eleitoral, Dilma Vana Rousseff usou de forma covarde a crise hídrica que compromete o abastecimento de águia na cidade de São Paulo para atacar seu adversário, o tucano Aécio Neves. A presidente tentou culpar Geraldo Alckmin pelo problema, como se o governador paulista tivesse conexão direta com São Pedro ou fosse um especialista em dana da chuva.

A estratégia não funcionou, mas a militância petista e mais alguns malandros da imprensa nacional que recebem para criticar os adversários do PT nadou de braçada no tema, mesmo sem cair uma gota de água no céu. O mesmo expediente foi utilizado pelo ex-ministro Alexandre Padilha (PT) e o empresário (sic) Paulo Skaf (PMDB), derrotados na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. Ambos se valeram da falta de chuva para tentar derrotar Alckmin, mas deram-se mal.

A crise no abastecimento de água em São Paulo é resultado de um problema climatológico, não meteorológico como muitos imaginam. A redução nas precipitações pluviométricas decorre de muitos fatores, inclusive do avanço no desmatamento na Amazônia, que traz problemas graves para a região Sudeste. Tanto é assim, que muitas nascentes de água no estado de São Paulo secaram por causa da falta de água no subsolo, principalmente no chamado lençol freático.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde concentra-se a produção de 70% da energia elétrica consumida no País, as usinas hidrelétricas estão com seus reservatórios de água em situação crítica, o que prova que o problema em São Paulo não é de Geraldo Alckmin, mas da natureza. Esse quadro de atenção nos reservatórios das hidrelétricas poderá levar o País a um colapso no fornecimento de energia em 2015.

Até agora, a presidente Dilma conseguiu posar como Aladim de saias porque as usinas termelétricas estão funcionando de forma ininterrupta desde outubro de 2012, mas essas unidades alcançaram o limite de geração de energia. Ou seja, no próximo ano um pacote de velas poderá ser um excelente presente de aniversário e outras comemorações.

Em meio à grave estiagem que domina parte do País, a cidade de São Paulo viveu nesta segunda-feira (3) um momento de alívio. Em muitos bairros da maior cidade brasileira, no período da tarde, foram registrados fortes temporais, o que trouxe alegria aos moradores da Pauliceia Desvairada. Contudo, vários desses pontos contemplados pela chuva transformaram-se em palco de alagamentos. O que confirma a incompetência do prefeito Fernando Haddad (PT), que teve tempo e condições meteorológicas para evitar o pior, mas nada fez.

Os pontos de alagamento registrados na capital paulista afetaram a população mais pobre, a mesma que Dilma diz estar sendo prejudicada pela crise no abastecimento de água. É sabido que no Brasil discurso de campanha é uma briga de rua em forma de palavras descabidas, mas a presidente da República precisa mostrar aos brasileiros que tem condições de continuar no cargo. E para isso deve exibir doses de coerência. Algo difícil e que ao longo de quase quatro anos de governo não deu o ar da graça no Palácio do Planalto. Enfim…

apoio_04