Sem compromisso com metas fiscais faremos obstrução à LDO de 2015, afirma Mendonça Filho

dinheiro_102Gato escaldado – Líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) anunciou na manhã desta terça-feira (9) que a oposição obstruirá a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 (LDO), prevista para ser votada ainda hoje na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

De acordo com o parlamentar, a obstrução permanecerá até que o futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, vá ao Parlamento firmar um compromisso de respeito às metas de inflação, de superávit primário e de redução do endividamento especificadas na LDO.

O anúncio foi feito durante reunião da CMO com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, na ocasião em que apresentou sua avaliação sobre cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial referentes ao segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014.

natal2014_01

“Adotamos essa postura porque o governo desmoralizou a LDO de 2014 ao alterar a meta fiscal há menos de 20 dias do final do ano. Isso é uma aberração jurídica e fiscal. Como é que vamos agora ter certeza do cumprimento da LDO diante do comportamento do governo? Se o futuro ministro não vier aqui, o governo terá o dobro da dificuldade para aprovar a LDO do que teve na votação do PLN 36”, assegurou, em referência à apreciação do projeto de fraude fiscal que durou mais de 18 horas em sessão do Congresso Nacional após três tentativas de votação.

Segundo líder do Democratas, o PT faz um governo “esquizofrênico” e de contradições ao creditar bons momentos da economia à gestão da presidente Dilma e debitar os problemas à crise financeira internacional. “Este é um governo esquizofrênico, cheio de contradições. Quando no passado se beneficiou do boom econômico mundial, com aumento do preço das commodities e crescimento da economia em vários países, como China, todo o mérito era do governo petista. Agora que o quadro se inverte, todo o pecado da estagnação econômica, inflação em alta e aumento de juros é debitado na crise internacional”, ponderou.

Mendonça Filho ainda destacou que todos os indicadores econômicos pioraram durante o governo Dilma, a exemplo da inflação, da dívida pública e da taxa de juros, que era de 10% no início da gestão e agora já está em 11,75%. Ele apresenta hoje à tarde um requerimento de convite na CMO para que Levy apresente o seu comprometimento com as políticas fiscais.

apoio_04