Lava-Jato: juiz aceita denúncia contra Cerveró, Fernando Soares, Júlio Camargo e o doleiro Youssef

sergio_moro_02Beco sem saída – Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, o juiz Sérgio Fernando Moro, responsável pelos processos decorrentes da Operação Lava-Jato, acolheu nesta quarta-feira (17) denúncia contra Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras; Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e acusado de ser um dos operados do PMDB no esquema criminoso; Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal; e Alberto Youssef, doleiro que comandava a parte financeira do carrossel de corrupção que funcionava na estatal.

Os agora réus responderão por corrupção, crime contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro entre 2006 e 2012, segundo denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o MPF, Fernando Soares e Nestor Cerveró teriam recebido US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda destinados à perfuração em águas profundas na África e no México. A denúncia, que tem bor base as investigações da Polícia Federal, mostra que Soares agia como representante de Cerveró.

natal2014_01

Com a palavra, o juiz da Lava-Jato

Ao aceitar a denúncia, Sérgio Moro agendou para fevereiro de 2015 a primeira audiência dos réus acima citados. Para o juiz, o MPF apresentou quantidade significativa de documentos que respaldam as denúncias, em especial o envolvimento direto de Nestor Cerveró nas contratações dos navios-sonda e as dezenas de transações financeiras relatadas pelo delator, as quais serviram para pagamento de propinas e lavagem de dinheiro.

No rol de documentos apresentados há extratos que demonstram as transações efetuadas para contas indicadas pelo lobista Fernando Soares. “Foram também juntados documentos relativos aos pagamentos efetuados pelas empresas de Júlio Camargo no Brasil”, destaca Moro em sua decisão.

Nestor Cerveró e Fernando Soares responderão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, enquanto Júlio Camargo responderá por evasão fraudulenta de divisas e fraudes em contratos de câmbio. Na ação específica, o doleiro da Lava-Jato responde apenas por lavagem de dinheiro.

apoio_04