Locais de culto muçulmano foram atacados após atentado contra jornal satírico

franca_07 (reuters)Nivelando por baixo – Três locais de culto muçulmano na França foram alvo de ataques desde a noite de quarta-feira (7), sem deixar feridos. Os atos isolados aconteceram após o ataque terrorista ao jornal satírico Charlie Hebdo e poderiam ser interpretados como uma reação ao atentado que deixou 12 mortos e 11 feridos.

Na cidade de Mans, no oeste da França, três granadas foram lançadas por volta da meia-noite contra a mesquita de um bairro popular da cidade. O prédio também foi alvo de tiros.

Em Port-La-Nouvelle, no sul do país, dois tiros foram disparados contra o local de culto muçulmano uma hora após o fim da cerimônia religiosa, informou o procurador de Narbonne, David Charmatz, responsável pelo caso. “Evidentemente, o autor do ataque é alguém que quis vingar alguma coisa ou alguém”, declarou o procurador sugerindo uma reação ao atentado contra o jornal Charlie Hebdo.

Explosão criminosa

Na manhã desta quinta-feira (8), uma explosão ocorreu na frente de uma lanchonete especializada em comida árabe e localizada perto de uma mesquita na cidade de Villefranche-sur-Saône, na região central da França. Não houve feridos. Uma fonte policial afirmou que se trata de um ataque criminoso. A polícia judiciária está investigando o caso.

Essa série de ataques criminosos acontece no dia seguinte do pior atentado da história recente da França. Na quarta-feira, dois homens fortemente armados invadiram a redação do jornal Charlie Hebdo, matando 12 pessoas, entre elas oito jornalistas e dois policiais. Os suspeitos, dois irmãos, foram identificados, mas continuam foragidos. Um deles é jihadista, já esteve preso e é conhecido da polícia francesa. (Com RFI)

apoio_04