Angela Merkel participará de marcha pela tolerância em Berlim

(Valat - Reuters)
(Valat – Reuters)
Força extra – Chefe do governo alemão, a chanceler Angela Merkel confirmou que participação na marcha por uma Alemanha “aberta e tolerante”, marcada para terça-feira (13) em Berlim.
A manifestação, convocada por organizações muçulmanas da Alemanha e grupos da comunidade turca, pretende homenagear as vítimas dos ataques terroristas ocorridos em Paris na última semana.

A participação de Merkel foi anunciada por seu porta-voz em entrevista coletiva nesta segunda-feira (12). Angela Merkel também esteve presente na marcha pela unidade realizada em Paris no domingo, que contou com a presença de vários líderes internacionais.

Além de Merkel, também deverão estar presentes em Berlim o vice-chanceler Sigmar Gabriel e os ministros Frank-Walter Steinmeier (Exterior), Thomas De Mazière (Interior) e Heiko Maas (Justiça). Outros membros do governo e da oposição também deverão participar do evento no Portão de Brandemburgo.

“Terror, não em nosso nome!”

Os organizadores afirmam que o objetivo da marcha é condenar a violência e a divisão social. O Conselho Central dos Muçulmanos na Alemanha afirmou que a vigília será realizada sob o lema: “Vamos ajudar uns aos outros. Terror, não em nosso nome!”

A comunidade turca de Berlim condenou os “desprezíveis ataques terroristas” na França e afirmou que, no islã, “não há justificativa para tais atos”.

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, iniciou nesta segunda-feira uma visita a Berlim. A imprensa turca noticiou que ele deverá pedir a Merkel que use ações concretas para lidar com o que considera como um crescente sentimento anti-islâmico na Alemanha.

Dos 80 milhões de habitantes da Alemanha, cerca de quatro milhões são muçulmanos. Três quartos dele têm origem turca – a metade com cidadania alemã. (Com agências internacionais)

apoio_04