Poule de dez – A Bola de Ouro de 2014 foi para o atacante português Cristiano Ronaldo que, pela terceira vez, ganhou o troféu da FIFA e da revista francesa France Football – que recompensa anualmente o melhor jogador de bola do mundo. O anúncio foi feito em Zurique, na Suíça, na sede da FIFA.
Apesar do fracasso na Copa do Mundo, com a seleção de Portugal eliminada na primeira fase, “CR7”, apelido pelo qual Cristiano Ronaldo é conhecido, foi o grande articulador da 10ª Liga dos Campeões, vencida em maio por seu time, o Real Madrid. O português também venceu o Mundial de Clubes e a Copa do Rei, tendo marcado 61 gols em 60 jogos, em 2014.
O madeirense Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, 29 anos, já ganhou a Bola de Ouro em 2008 e 2013 e agora está a um passo de se igualar ao argentino Lionel Messi, que já venceu quatro vezes consecutivas, em 2009, 2010, 2011 e 2012. Atacante do Barcelona, Messi também concorria ao prêmio de melhor jogador do ano, ao lado do goleiro alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique.
O treinador alemão Joachim Löw, campeão do mundo com a Alemanha, ganhou o título de melhor técnico do ano. O prêmio Puskas do gol mais bonito de 2014, escolhido pelos internautas, foi para o colombiano James Rodriguez e seu inesquecível gol contra o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo no Brasil.
No futebol feminino, a meia alemã Nadine Keller desbancou a brasileira Marta, que joga na Suécia (clube Tyreso e, desde junho, no Rosengard), também indicada para o prêmio ao lado da norte-americana Abby Wambach, que causou sensação ao comparecer à cerimônia ao lado de sua esposa, Sarah Huffmann.
“Esta noite somos todos franceses”, diz Blatter
Durante a cerimônia, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, homenageou as vítimas dos trágicos atentados na França, declarando: “Esta noite somos todos um pouco franceses”.
Blatter lembrou que a Bola de Ouro tem sua origem na França, onde foi criada em 1956 junto com a revista France Football. (Com RFI)