Polícia detém doze suspeitos de ligação com ataques terroristas em Paris

(Kitwood - Getty Images)
(Kitwood – Getty Images)
No encalço – A polícia francesa deteve doze pessoas na noite de quinta para sexta-feira (16), todas supostamente ligadas aos atentados que deixaram 17 mortos em Paris na última semana, informou o Ministério Público da capital.

Os nove homens e três mulheres detidos nos subúrbios de Paris serão interrogados sobre “possível apoio logístico” aos autores dos ataques, incluindo armas e veículos, de acordo com uma fonte da Justiça local.

A estação de trem parisiense Gare de l’Est foi evacuada às 8h da manhã (hora local) desta sexta-feira após um alerta, mas foi reaberta cerca de uma hora mais tarde. A companhia ferroviária SNFC não deu detalhes sobre o incidente.

A polícia segue com buscas em Montrouge, nos arredores de Paris, onde o terrorista Amedy Coulibaly matou uma policial na última semana. As investigações também continuam em Grigny, onde Coulibaly cresceu, e em Fleury-Merogis e Epinay-sur-Seine.

De acordo com informações repassadas por policiais, investigadores mantiveram vários indivíduos sob vigilância nos últimos dias. Eles teriam sido apontados em interrogatórios feitos com pessoas ligadas aos irmãos Said e Chérif Kouachi, autores do ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, e a Coulibaly, que matou quatro reféns em um mercado de produtos judaicos.

Entre outras pistas, os investigadores buscam o carro de Hayat Boumeddiene, companheira de Coulibaly e que pode estar na Síria, depois de ter passado pela Turquia, conforme informaram autoridades de Istambul.

A polícia também investiga se um homem detido na quinta-feira (15) por comércio ilegal de armas na cidade belga de Charleroi, perto da fronteira com a França, tem alguma conexão com Coulibaly. (Com agências internacionais)

apoio_04