Polícia informa ter prendido 13 suspeitos em operação antiterrorismo na Bélgica

(Stringer - Reuters)
(Stringer – Reuters)
Caçada implacável – As autoridades belgas informaram nesta sexta-feira (16) que foram presos 13 suspeitos na série de operações antiterroristas lançadas na véspera em Verviers, no leste do país, e na capital Bruxelas e seus arredores.

Em entrevista coletiva, procuradores disseram que outros dois belgas foram presos na França. Em uma das operações, em Verviers, dois suspeitos de planejarem ataques terroristas foram mortos durante um tiroteio com a polícia.

De acordo com o porta-voz Eric van der Sijpt, o grupo formado pelos mortos e pelos detidos “estava prestes a executar ataques terroristas para matar policiais em vias públicas e delegacias”.

A polícia encontrou rifles do tipo Kalashnikov, explosivos, munição e uniformes da polícia que poderiam ter sido usados nos ataques. Não há ligação entre os suspeitos e os atentados em Paris da semana passada, segundo as autoridades.

“Posso confirmar que começamos as investigações antes dos ataques em Paris”, declarou Van der Sijpt. As detenções, afirmou, significam que “não apenas uma célula terrorista, mas também sua rede de apoio” foi desmantelada.

Os dois suspeitos mortos na quinta-feira ainda não foram identificados, segundo o porta-voz. (Com agências internacionais)

apoio_04