Microsoft apresenta o sistema operacional Windows 10

(Reuters)
(Reuters)
Novidade na praça – Com o Windows 10, a Microsoft pretende escrever um novo capítulo na história de seus sistemas operacionais, após a decepção dos usuários com o Windows 8. A multinacional apresentou o novo produto na quarta-feira (21).

“Queremos que o Windows 10 seja o Windows mais querido de todos os tempos”, declarou o chefe da Microsoft, Satya Nadella, durante coletiva de imprensa. “Essa é nossa meta audaciosa. Os usuários não devem apenas utilizá-lo, mas também amá-lo.”

O novo sistema operacional estará disponível no mercado ainda neste ano e deve retomar algumas características de navegação de versões antigas. O Windows 10 terá uma plataforma unificada que roda em todos os tipos de aparelhos, dos clássicos desktops e laptops até smartphones, tablets e o Xbox.

Além disso, o software de controle por voz “Cortana” terá papel de destaque no Windows 10. O sistema também terá novamente o Menu Iniciar, cuja ausência no Windows 8 foi motivo de reclamação entre os usuários.

O novo sistema ficará disponível gratuitamente por um ano, como upgrade, para usuários das versões atuais, os Windows 7 e 8.1.

Realidade virtual

A grande surpresa do novo sistema é o óculos HoloLens, cujo desenvolvimento foi mantido em segredo durante anos. Alex Kipman, chefe da equipe de criação Kinect, apresentou o dispositivo também na quarta-feira.

Com os óculos, os usuários do Windows 10 poderão projetar objetos virtuais em ambientes reais. Assim, a realidade pode se tornar palco de fases de jogos. Os objetos virtuais podem ser controlados por gestos e voz.

Os óculos possuem seu próprio processador, o que permite seu uso sem estarem conectados a um computador. Não foi revelado, porém, quando a nova invenção estará disponível no mercado.

O HoloLens foi apresentado poucos dias após o anúncio de que a Google suspenderia as vendas de seus óculos inteligentes, o Google Glass.

A Microsoft também informou que já trabalha no projeto de um novo browser para o Windows 10, que funcionará com controle de voz e deve substituir o Internet Explorer. O projeto é chamado de Spartan. (Com agências internacionais)

apoio_04