Corpo estranho – Um asteroide com mais de 600 metros de diâmetro passará muito perto da Terra nesta segunda-feira (26). Identificado como “2004BL86”, o corpo celeste passará a cerca de um milhão de quilômetros da órbita terrestre.
Os astrônomos descartam qualquer risco de colisão com a Terra. O “2004BL86”, que tem o tamanho de cinco estádios de futebol, passará a 1,2 milhão de quilômetros da órbita terrestre, que equivale a três vezes a distância até a Lua.
Embora pareça imenso, este espaço, para os padrões astronômicos, é considerada “muito próximo”. “Pelo menos nos próximos 200 anos, este fenômeno não se repetirá”, ressalta Don Yeomans, da Agência Espacial norte-americana NASA.
Yeomans considera que, para os cientistas de todo o mundo, esta é uma oportunidade rara de ver um asteroide tão perto. A NASA também anunciou que espera recolher imagens inéditas desse corpo celeste que foi descoberto em 2004.
Mesmo para quem não for astrônomo, a passagem do “2004BL86” promete ser interessante. Os habitantes do Hemisfério Norte, especialmente quem mora nos Estados Unidos, na Europa ou no norte da África, poderão acompanhar o fenômeno com binóculos potentes ou até mesmo com pequenos telescópios. (Com RFI)