Democratas materializa proposta do UCHO.INFO e retira candidatura à Mesa do Senado

senado_33Jogo bruto – O impasse que emoldura a definição da Mesa Diretora do Senado, por capricho e teimosia do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que atende aos interesses do Palácio do Planalto, parece não ter fim. O assunto se arrasta desde o último domingo (1º), quando Renan foi reconduzido ao comando do Senado Federal, mas a paciência dos lideres partidários está chegando ao fim.

Líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO) anunciou, nesta quarta feira (4), a retirada da candidatura da senadora Maria do Carmo (SE) para a suplência da Mesa Diretora, diante da a insistência do presidente da Casa em desrespeitar a proporcionalidade. Além do Democratas, PSDB, PSB e outras legendas também retiraram suas candidaturas.

Ou seja, os líderes acabaram acatando sugestão do UCHO.INFO, que em matéria anterior afirmou ser mais conveniente deixa todos os cargos à disposição de Renan Calheiros, centrado esforços para fazer uma oposição dura e consistente ao desgoverno petista, cada vez corroído por uma crise institucional que só cresce.

“Não há político neófito aqui: sabemos que por trás dessa jogada de atropelar a proporcionalidade está o problema da falta de credibilidade do governo que não se sustenta mais com o povo e não se sustenta mais no parlamento. Essa é a única forma de manter um poder forjado na fraude eleitoral”, denunciou Caiado.

O senador já havia proposto uma questão de ordem questionando o modelo defendido por PMDB e PT que calcula o coeficiente do partido pelo número de onze membros da Mesa. Além do presidente, dois vices e quatro secretários, as legendas governistas acrescem no cálculo quatro suplentes, o que faz com que dominem a Mesa Diretora de fato.

“Como, sem dúvida alguma, o motivo pelo qual se rasga o regimento é reforçar esse governo ilegítimo, retiramos o nome da senadora Maria do Carmo. O Democratas também se afasta do plenário”, anunciou.

Oposição inédita

Em seu discurso, Ronaldo Caiado também anunciou que o comportamento a ser adotado pela reforçada oposição desta legislatura será algo inédito no Senado Federal.

“Estejam preparados porque, vocês vão experimentar o que vocês nunca viram nessa Casa. Uma oposição com conteúdo, preparo e experiência. Vamos arregaçar as mangas para o combate”, afirmou.

apoio_04