União Europeia e Alemanha rejeitam renegociação da dívida grega

euro_06Corda bamba – O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reagiu nesta segunda-feira (9) às exigências de uma renegociação do pacote de resgate ao país, feitas pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

“A Grécia não pode partir do princípio de que o humor geral mudou tanto na Europa que a zona do euro admitiria o programa de governo de Tsipras sem restrições”, disse Juncker.

Tendo em vista a cúpula da União Europeia (UE) desta quinta-feira, o presidente da comissão se mostrou cético de que já se chegará a decisões definitivas sobre a Grécia.

Ao apresentar seu programa de governo no domingo, Tsipras rejeitou uma continuidade do resgate financeiro europeu ao país, que chegou a 240 bilhões de euros, e insistiu num acordo com credores para ganhar tempo até meados deste ano.

Ele afirma que Atenas precisa de um empréstimo-ponte até junho, quando então voltará a negociar com a UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O governo alemão também insistiu nesta segunda-feira que o que foi acordado com a Grécia deve ser cumprido. “Continuamos sendo da opinião de que o programa [de ajuda e reformas] deve ser concluído como o que foi acordado”, disse uma porta-voz do Ministério das Finanças.

Segundo a porta-voz, todas as questões envolvendo a Grécia, incluindo a proposta de Tsipras de um empréstimo-ponte dos credores internacionais, serão discutidas pelos ministros das Finanças da zona do euro. O Eurogrupo realizará nesta quarta-feira uma reunião extraordinária sobre a Grécia.

Após o discurso de Tsipras no domingo, as ações da bolsa de Atenas registraram queda acentuada nesta segunda-feira. O índice Athex caiu 5,38%. (Com agências internacionais)

apoio_04