Egito ataca célula do “Estado Islâmico” na Líbia

estado_islamico_13Sem trégua – Um porta-voz do Comando Geral das Forças Armadas egípcias anunciou nesta segunda-feira (16/02) a realização de ataques contra alvos do “Estado Islâmico” (EI) na Líbia, em retaliação à execução em massa de cristãos egípcios.

Neste domingo, o EI divulgou um vídeo na internet que mostra a decapitação de vários reféns algemados. As vítimas eram 21 cristãos coptas, sequestrados na Líbia.

“Ataques aéreos foram realizados contra campos do Daesh [nome árabe para o EI], locais de agrupamento e treinamento e depósitos de armas”, afirmou o porta-voz das Forças Armadas.

De acordo com a declaração do militar, o objetivo dos ataques era “vingar o derramamento de sangue e lançar retaliações contra os assassinos”. “Que todos, próximos ou distantes, saibam que os egípcios têm um escudo que os protege”, afirmou.

Esta é a primeira ocasião em que o governo egípcio admite publicamente uma ação à vizinha Líbia, assolada pela violência de milícias há meses.

Antes do anúncio dos ataques, o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi, havia afirmado num pronunciamento à nação que o “Egito se reserva o direito de responder de maneira adequada para punir esses assassinos”. O presidente declarou luto oficial de sete dias no país. (Com agências internacionais)

apoio_04