Quer tomar banho comigo?

(*) Marli Gonçalves –

Olha só a atrevida! Pensou na água? Xuá Xuá. Já estou lá na frente, nas águas de março que espero que não nos afoguem, quando um monte de gente vai querer falar ao mesmo tempo nas ruas, as mulheres serão lambidas e homenageadas, e as contas reajustadas já terão passado pelo desvão de sua porta.

marli_goncalves_22Vamos aproveitar a Quaresma e nos purificar. Não pense mal de meu convite. Não sei se vai ter água na sua torneira ou chuveiro, mas resolvi molhar sua cabeça. É bom, refrescante. Tudo com muita economia porque fiz grandes descobertas para encher essa nossa banheira aqui de água boa. Descobri que tem muita água nesse mundo, até pedra, a água marinha, bela. Não por menos o talismã dos marinheiros e dos amantes, protegendo os primeiros, que recebiam as pedras dada por Netuno diretamente das mãos de ninfas que a eles chegavam, pelas águas, cavalgando cavalos marinhos, e servindo para reacender amor e fazer com que a gente se livre de tanta maldade existente nesse mundo. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Mas vamos mudar da água para o vinho, que águas passadas não movem moinhos.

Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca, talvez por isso sempre disseram que não fôssemos com tanta sede ao pote. Seja qual for, podemos – sem querer- nos estabanar e deitar água na fervura, esfriar entusiasmos. Estamos fervendo com pouca água igual aos carros que lembro parados na subida da serra de Santos e que eu, pequena, achava que quando acabavam as curvas o resto da viagem até em casa já era bem garantido.

Mas não pense que não há crocodilos só porque a agua está calma, diriam alguns sábios. No bicho, água é jacaré: grupo 15, dezena 60, centena 460, milhar 1460 que, se você joga, deve entender o que é isso. Para mim, lhufas, nunca joguei. Tem pra loteria também: Mega-Sena: 08 – 15 – 16 – 31 – 37 – 39/ Lotofacil: 02 – 03 – 07 – 08 – 09 – 10 – 11 – 14 – 16 – 19 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25/ Timemania: 09 – 13 – 36 – 38 – 40 – 46 – 49 – 57 – 68 – 73/ Quina: 02 – 12 – 25 – 37 – 71. Melhor se prevenir e pensando na água de beber, camará, trouxe esses números que achei para você jogar quando sonhar com ela, coisa que já estamos fazendo. Ou melhor, tendo pesadelos com a água turva que os paus dágua deixaram para a gente, o abacaxi.

Se você ganhar, vamos meiar, hein? Toma água com açúcar. Nosso banho pode ser de águas termais, depois do banho de água com sal grosso. Depois a gente passa água de colônia, agua de cheiro, água de rosas, água de laranjeira. Podemos sonhar mais com água, com o banho na água do riacho, na cachoeira, no lago, na água do mar.

Cuidado só com a água viva e vivaldina. Você estava deixando eu delirar com o tal sonho de água, sombra e água fresca. Mas joga soro, água destilada, fria na minha cara! “Pau, pedra, fim do caminho/Resto de toco, pouco sozinho/Pau, pedra, fim do caminho/ Resto de toco, pouco sozinho/Pedra, caminho/Pouco sozinho/ Pedra, caminho/Pouco sozinho/Pedra, caminho/ É o toco…

Não se distraia. Água e vinho, não mistura. Água e óleo, não mistura. Água e esgotos se misturam, tem até departamento. Lava bem com a água sanitária, águas pluviais, fluviais, água de lavadeira, água de poço, quase água de lastro, a que leva e traz estranhos para os países, navegando águas territoriais, continentais. Pensa em como lavar a água para usar de novo. Potável. Informa aquela moça, que sabe o que é água oxigenada, ah, isso deve saber. Cuidado que os imperialistas vão te botar água negra goela abaixo. É capaz de gostar, sabe como é. Passou o nome na água de calcinhas, na água de passar o café, na que tirou do joelho. Respire direito, para ela não ir aos pulmões, entrar no seu ouvido e em sua boca também.

Põe mais água no feijão, para a gente comer com água de coco, ou fazer descer as bolinhas com água com gás; a água traz e leva, Iemanjá sempre disse, mas não sei se ela fala ou canta – apenas a sinto. Talvez passemos temporadas de água batendo nos joelhos, e começaremos a achar gostosa até a água da salsicha, a água do bacalhau. Depois correremos para nos borrifar com a água de toilette.

Para começar, o que precisamos que se faça o mais rápido possível, antes que vire gelo parado (ou vapor), é só um pouco de água de torneira para aliviar esse corado rubro de vergonha, ou beber um pouco da água de uma tal Melissa, que acalma estômagos e intestinos.

Para não chorar lágrimas cristalinas depois que a água tiver derramado. Nem se queimar com a água benta.

São Paulo, apavorada se ficar seca, e que queremos bem úmida, 2015

(*) Marli Gonçalves é jornalista – Águas de Março é uma das mais belas e consideradas canções em todo o mundo. Mundo este que tem 70 % de sua superfície coberta por água. Nós mesmos temos 60 % de água no nosso organismo. Mulheres, pouco menos, até porque temos mais gordurinhas. Estamos rezando para as águas de São Pedro.

Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no http://marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter @Marligo

apoio_04