Batalha por Debaltsevo ameaça cessar-fogo na Ucrânia

(G. Garanich - Reuters)
(G. Garanich – Reuters)
Sem acordo – Intensos combates aconteceram nas ruas da cidade de Debaltsevo, no leste da Ucrânia, nesta terça-feira (17), terceiro dia do cessar-fogo acertado entre as forças do governo ucraniano e os rebeldes separatistas pró-Rússia.

O governo da Ucrânia acusou os rebeldes de estarem destruindo o acordo de cessar-fogo, mediado pelos governos da Alemanha e da França e fechado na semana passada em Minsk, capital de Belarus.

“Batalhas de ruas continuam, e os rebeldes estão atacando a cidade em grupos, com apoio da artilharia e armamento pesado”, afirmou o Ministério da Defesa da Ucrânia. “Parte da cidade foi capturada pelos bandidos.”

Cerca de 8 mil soldados ucranianos estariam na cidade, cercados pelas forças dos separatistas pró-Rússia. O “ministro da Defesa” da autoproclamada República de Donetsk, Vladimir Kononov, afirmou que cerca de 80% da cidade foram controlados e que o restante será ocupado em breve.

Combatentes teriam atacado Debaltsevo a partir do norte e do leste, tendo assumido o controle da estação ferroviária. A cidade é um importante centro de conexão ferroviária entre Donetsk e Lugansk, cidades que se tornaram bastiões dos rebeldes.

O governo da Ucrânia negou que a cidade tenha sido tomada, mas reconheceu que vários soldados ucranianos foram feitos prisioneiros em Debaltsevo. Segundos militares ucranianos, ao menos dez soldados morreram em combates depois do início do cessar-fogo, na meia-noite de sábado para domingo.

Ao contrário do que foi definido no acordo, tanto as tropas do governo como os rebeldes não começaram a recolher suas armas pesadas para trás das respectivas linhas divisórias, alegando que o outro lado não está respeitando o cessar-fogo. A retirada deveria começar dois dias depois do início da trégua, mas ambos os lados alegam que ela ainda não começou.

A presidência da Ucrânia pediu à OTAN e à União Europeia que condenem a violação de cessar-fogo por parte dos rebeldes. (Com agências internacionais)

apoio_04