Estado Islâmico: Conselho de Segurança da ONU discutirá crise na Líbia

(M. Hannon - AP Photo)
(M. Hannon – AP Photo)
Pressão total – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizará na quarta-feira (18) uma reunião de emergência para discutir a crise na Líbia. O encontro ocorre após o Egito pressionar a entidade a apoiar uma ação contra a organização extremista “Estado Islâmico” em território líbio.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou em entrevista, nesta terça-feira (17), que a criação de uma coalizão internacional seria a melhor ação possível para livrar a Líbia dos extremistas.

No domingo, o “EI” divulgou vídeo mostrando a decapitação de 21 cristãos coptas (o termo vem da Igreja Ortodoxa Copta, do Egito, seguidora do Cristianismo) o que levou o governo do Cairo a intervir no conflito e aumentou a preocupação de que os insurgentes islamistas estariam estendendo sua influência para o Norte da África.

Em retaliação à execução de seus cidadãos, o Egito bombardeou posições do “Estado Islâmico” na Líbia.

O ministro egípcio do Exterior, Sameh Shoukry, e o enviado da ONU à Líbia deverão se pronunciar ao Conselho de Segurança durante a reunião.

Diplomatas da ONU afirmam que não houve até agora nenhuma proposta formal quanto ao curso das ações a serem discutidas na reunião. Eles afirmam que, para tal, a Líbia deve submeter uma carta ao conselho, requerendo o apoio da ONU. (Com agências internacionais)

apoio_04