Absolvição de Berlusconi é confirmada pela Corte de Cassação de Roma

silvio_berlusconi_07Motor retificado – Na terça-feira (10), a Corte de Cassação de Roma confirmou a absolvição de Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, dos crimes de abuso de poder e prostituição de menores. A decisão agora é definitiva.

Desta forma, a principal instância judiciária do país negou o recurso do procurador-geral de Milão, Pietro de Petris, que pedia sua condenação. Berlusconi chegou a ser sentenciado em primeiro grau a sete anos de prisão por ter mantido relações sexuais com a marroquina Karima el Mahroug, conhecida como Ruby, em troca de pagamento, quando ela ainda não tinha completado 18 anos.

Segundo o Tribunal de Milão, a jovem estava inserida “no sistema de prostituição de Arcore”, como era conhecida a mansão do ex-premiê. Além disso, de acordo com os juízes, Berlusconi se aproveitou do cargo de chefe de governo para evitar que tais fatos fossem divulgados e pressionar a polícia da capital da Lombardia para obter a libertação da marroquina, que estava sendo acusada de furto.

Mas, em julho de 2014, a Corte de Apelação de Milão absolveu o ex-primeiro-ministro italiano, pois não havia provas de que ele sabia que Ruby era menor de idade. A Corte também concluiu que a marroquina não tinha “interesse em confessar sua menoridade” e que Berlusconi não havia tentado intimidar a polícia da cidade para soltar a jovem.

Silvio Berlusconi sempre negou as acusações e sempre dizia que promovia apenas festas e jantares em sua mansão, sem o envolvimento de prostitutas. Ainda segundo ele, o ex-premiê dava dinheiro a Ruby apenas para “ajudá-la”.

Vale lembrar que, recentemente, Berlusconi terminou de cumprir uma pena de um ano de realização de serviços sociais por causa de uma condenação por fraude fiscal no processo Mediaset. Embora esteja inelegível até novembro de 2019, agora ele poderá circular livremente pelo país. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04