Na mira – Cada companhia tem um perfil específico que busca em seus candidatos, e para sair na frente em uma seleção, suas competências precisam estar alinhadas ao que estão buscando.
Porém, com o momento que o Brasil atravessa, indicando um período de instabilidade e desaquecimento da economia, as empresas estão priorizando o ganho em produtividade para continuarem competitivas. Assim, as novas contratações tendem a ser bem mais criteriosas do que em outras ocasiões.
Os profissionais procurados precisam reunir habilidades voltadas ao alto desempenho profissional para que a empresa ganhe força e prestígio e possa até mesmo configurar oportunidades de sucesso.
A Manpower Group Brasil fez uma pesquisa com 851 empresas onde foi constatado que 71% das organizações afirmaram a intenção de congelar as contratações e, pelo menos no primeiro trimestre deste ano, manter suas equipes com mesmo número de empregados. Ainda segundo a pesquisa, 10% das empresas preveem a diminuição de seus quadros e 16% têm a expectativa de aumentar o número de contratações.
Diante disso, saiba quais são algumas das habilidades consideradas primordiais pelas empresas ao considerar novas contratações no panorama atual do mercado:
• Empresas valorizam quem sabe administrar bem o tempo e, assim, trabalhar com máxima eficácia. Evite armadilhas do workaholismo, não perca tempo com pequenas atividades que tomam seu tempo.
• Pessoas com níveis baixos de estresse produzem mais e vivem melhor. Se você é do tipo estressado, crie estratégias para que você possa se reequilibrar e recuperar a energia e o seu bem-estar.
• Não fique sobrecarregado, garanta a fluidez e a agilidade dos processos: delegue. Ao fazer isso, você também estimulará o aprendizado e a performance da sua equipe, e aumentará a produtividade.
• Se a razão e a emoção influenciam suas decisões, é importante que você aprenda técnicas que contribuam com o seu processo de tomada de decisão. Desta forma, suas escolhas conduzirão a melhores resultados.
• Boa parte do tempo de um profissional é consumida na resolução de problemas. Quanto mais preparado você estiver para resolvê-los com rapidez, maior será a produtividade e menor será o seu estresse e da sua equipe.
• É necessário ter a consciência de que desenvolver e aperfeiçoar as competências necessárias para prevenir e administrar conflitos vai transformá-lo em uma força criativa a serviço do crescimento, da inovação e dos resultados organizacionais.
• As companhias almejam que você saiba vender suas ideias aos demais profissionais, tantos os superiores quanto os colegas, por isso, saber falar em público e não ter receio de se expressar é algo bem avaliado no perfil de candidatos.
• Se bem conduzidas, reuniões de trabalho podem gerar ótimos resultados. Saber planejar e cuidar para que uma reunião seja produtiva é uma habilidade muito valorizada pelas empresas atualmente.
Dicas para ser bem reconhecido profissionalmente
Para o bem de sua carreira, é importante manter uma boa imagem no ambiente corporativo, seja com seus colegas e, seja com o seu superior. Portanto, algumas atitudes são essenciais.
A About Career fez uma lista para você ser bem notado, de forma positiva, em seu trabalho:
1. Siga as normas de etiqueta da empresa: logo que entra em uma empresa, é ideal que o funcionário se informe com relação às normas de etiqueta quanto ao vestuário, uso do celular, e-mail pessoal, etc. Além de assumir uma boa postura no ambiente de trabalho, isto evita eventuais gafes e até mesmo má impressão.
2. Encare seus erros: quando você cometer um erro no trabalho, o que todo mundo faz, admita-o. Assuma a responsabilidade, mas também, chegue ao seu superior com uma solução. Seu chefe pode não ficar feliz pelo erro cometido, mas com certeza reconhecerá que você soube lidar bem com a situação.
3. Sobressaia-se em uma crise: quando algo inesperado acontece no trabalho, a única maneira de se sair com uma boa imagem é agindo e não entrando em pânico. Saiba gerenciar uma crise de forma rápida e eficaz.
4. Represente bem sua empresa em reuniões de negócios: quando você está em uma reunião de negócios em nome de sua empresa, vista-se e aja adequadamente e repasse ao seu gestor todas as informações necessárias.
(Por Danielle Cabral Távora, com informações do “About Career”)